domingo, outubro 30, 2011

Son House & Buddy Guy

Pesquisando algumas raridades na internet acabei encontrando essa maravilha.
Buddy Guy e Son House e precisa mais!!!

Continue Lendo.... >>


sexta-feira, outubro 28, 2011

Cartum do Biratan

O Biratan é um cartunista paraense que eu curto muito. Confira o grande trabalho dele no blog Biratan Cartoon (clique aqui). Trago aqui uma pequena amostra de seu desenho dentro da temática do Musicólatras. Divirtam-se!

Biratan - Músicos 02 - SanfoneiroBiratan - Músicos 04 - Fuga

Biratan - Músicos 03 - PianistaBiratan - Músicos 01 - Saxofonista

Continue Lendo.... >>


sexta-feira, outubro 21, 2011

Bailarinas

Jogos PanamericanosSe você é desses cujo dial (#coisadevelho) da TV fica cicatrizado na Globo, provavelmente não sabe que em Guadalajara, México, estão ocorrendo os XVI Jogos Panamericanos. Para quem gosta de esporte é um prato cheio. Mas, mesmo quem não gosta, é difícil ficar indiferente a algumas das modalidades, como o balé da ginástica rítmica. É tão bonito que a gente não consegue nem torcer contra as adversárias. Chega a dar pena quando cometem um erro ou deixam cair um dos aparelhos. Não devia nem ser competição, só exibição. Mas como esse blog é de música e não de esportes (tem um Esportólatra por aí?), meu tema de hoje é uma homenagem a essas fantásticas ginastas-bailarinas.

E porque estamos no mês da criança, começo com Lucinha Lins cantando A Bailarina, de Toquinho e Mutinho:


A seguir, Elis Regina interpreta Vida de Bailarina, de Américo Seixas e Chocolate:


Aqui, Chico Buarque e Edu Lobo interpretam a linda Ciranda da Bailarina:


Oswaldo Montenegro canta O Blues da Bailarina, dele mesmo:


Eu ia encerrar por aqui, mas decobri que a música Bandolins foi comporta por Oswaldo Montenegro e José Alexandre para dar de presente a uma amiga bailarina que estava doente. Não podia ficar de fora dessa seleção:

Continue Lendo.... >>


domingo, outubro 16, 2011

Blog Action Day 2011: Comida!

O Blog Action Day é um evento anual em que os blogs inscritos postam sobre um tópico pré-determinado. Esse ano o assunto é: comida! Pode-se falar qualquer coisa sobre o tema, a fome mundial, a comida predileta, ser vegetariano ou não, ou que mais aprouver ao blogueiro. Escolhi então apresentar músicas clássicas da MPB, que mencionam algumas de nossas comidas mais típicas. Bom apetite!

 
 

E, para não dizer que falei só de flores,

Tag: #bad11

Continue Lendo.... >>


terça-feira, outubro 11, 2011

Entrevista Exclusiva: Celso Salim

É com grande prazer que o blog Musicólatras trás mais uma entrevista exclusiva. Nessa entrevista o guitarrista Celso Salim fala sobre sua carreira, técnica e o quanto gosta do blues! Celso Salim, grande guitarrista e grande sujeito!


Por Thiago Teberga e Daniel Faria

Celso conte-nos como foi o seu inicio na musica?

CS
: Comecei a ter aulas de violão aos 6, com 12 comecei a tocar guitarra.

E o blues quando entrou na sua vida?

CS
: Com 12 anos quando comecei a ter aulas com o guitarrista brasiliense Eduardo Brito. Ele gravava muita coisa em cassete para mim: Muddy Waters, BB King, Robert Johnson, Arbert King, Johnny Winter entre outros. Fiquei viciado e as aulas passaram a ser voltadas para o estilo. Mas o principal foi o desenvolvimento do ouvido, em casa passava horas tirando solos nota por nota.

Quais foram as suas primeiras influencias?

CS
: Antes de conhecer o blues não tinha nada que eu realmente gostasse, os primeiros que ouvi foram Muddy Waters, Freedy King, BB King, Albert Collins, Robert Johnson, Albert King, Johnny Winter e muitas coletâneas de Blues. Depois Hendrix, Clapton, SRV, Lynyrd Skynyrd, Allman Brothers, ZZ Top.

Os seus discos solo “Lucky Boy” e “Going Out Tonight” tem uma sonoridade com influencias da musica country. Quem são seus “heróis” da guitarra country?

CS
: Albert Lee, Danny Gatton, Jerry Reed, Chet Atkins, Merle Travis, Tony Rice, Brent Mason, Jerry Douglas, e também bandas como Asleep at the Wheel, The hellecasters,Quando fui para o GIT, em Los Angeles, comecei a ouvir muito country, bluegrass e southern rock. Ví o show do Albert Lee 11 vezes num bar próximo a minha casa.

Já o seu álbum “Big City Blues” apresenta uma sonoridade mais blueseira, esse caminho para o blues mais tradicional foi natural ou você quis fazer um registro de um álbum de blues mesmo?

CS
: Foi bem natural e esse é o caminho que tenho seguido, estou preparando um novo cd elétrico de blues para 2012. Mas as influências do rock, country e de outros estilos sempre aparecem.

Já que estamos falando em álbuns fale um pouco sobre o seu novo trabalho “Salim & Mantovani – Diggin’the Blues” (o qual eu já tive a oportunidade de escutar e posso dizer sem medo de errar que é um dos melhores álbuns do estilo já lançado no Brasil)

CS
: Eu e o Rodrigo tocamos semanalmente com essa formação há 3 anos. Ai tivemos a idéia de gravar um cd só nós dois, com um repertório de Blues dos anos 30 – 60. Fiquei bem satisfeito com o resultado.

Fale um pouco sobre o seu trabalho com o pianista e organista Ari Borger, como surgiu essa parceria tão produtiva?

CS
: Quando estava produzindo o cd Big City Blues convidei o Ari para gravar, foi assim que nos conhecemos. Algum tempo depois ele me chamou para integrar seu quarteto. É um grande prazer tocar com um músico do nível dele.


Você é um musico muito versátil, uma vez que além do seu trabalho com o blues você tem fluência em outros estilos tais como o country, o jazz e o soul. Você é um estudioso da guitarra ou um musico mais intuitivo?

CS
: Um pouco dos dois, sempre aprendi muito de ouvido mas estudei também. Tive aulas particulares dos 6 aos 16, depois estudei 3 anos no GIT. Até hoje estudo, mas geralmente tirando novos sons de ouvido mesmo.

O seu trabalho de slide guitar é um dos melhores do Brasil, quais afinações você costuma utilizar para tocar slide?

-D aberto(variando tons com o capo)
-G aberto(variando tons com o capo)
-G menor aberto(variando tons com o capo)
-Afinação normal
- Drop D (só muda a 6ª corda para D)

Qual seu equipamento de estúdio e de palco?

CS
: No momento estou trocando de amplificador , devo comprar um vibrolux. Mas usei por algum tempo Fender deville ao vivo, em gravações geralmente alugo uns melhores como Princeton reverb, Vibrolux. Instrumentos: Dobro 1974, Fenders Telecaster e Stratocaster, Ibanez GB(com Ari Borger Quartet). Pedais: Tube screamer, Cry Baby 535Q, Rotovibe, phase90, fuzz hendrix, Afinador BOSS. O preço dos equipamentos no Brasil não ajudam vc ter um equipamento top. Assim nós ficamos sem acesso as coisas boas.

Como você vê o atual cenário da musica no Brasil?

CS
: Acredito que assim como todo o pais, cresceu muito os espaços e têm mais grana rolando para todos, no caso do cenário de Blues acho que cresceu Tb. Muitos festivais rolando, SESCs Tb dão muita oportunidade. Mas como é um estilo importado sempre teremos limitações.

Música vs Internet: Com base na sua experiencia musical, como você vê o impacto da internet no cenário musical ? De que forma - positivamente/negativamente - isso afetou a sua carreira no decorrer dos anos?

CS
: Minha carreira fonográfica já começou com a internet na ativa. Através da internet vc consegue divulgar o trabalho em lugares eram difíceis de alcançar, faz contatos importantes com facilidade, principalmente para artistas independentes, como eu, que fazem a própria produção. Temos que nos adaptar né. A venda de CDs caiu para todos, mas vender muitos CDs em lojas nunca foi minha realidade, vendo cd mesmo em shows!!!


Nas ultimas entrevistas, inauguramos uma nova coluna no BLOG. É uma cópia descarada (risos) de uma coluna da Cover Guitarra. Indo direto ao ponto:

Pra você qual é o melhor álbum da história?

CS
: Difícil heim? Juro que não sei responder....

Qual disco você tem ouvido bastante na última semana?

CS
: Têm tempo que não ouço discos inteiros mas tenho ouvido muito Country Blues como: Blind Willie Mc Tell, Josh White, Big Bill Broonzy, e muitos outros desta época.

Qual disco você curte, mas tem vergonha de admitir?

CS
: Vergonha.....acho que nenhum...rsrs

Celso quero agradecer a oportunidade da entrevista , sem dúvida uma oportunidade de conhecer o seu trabalho e um pouco da sua história e trajetória musical. Desejo muito sucesso para você ! Grande Abraço !

Continue Lendo.... >>


domingo, outubro 09, 2011

Ry Cooder & The Moula Banda Rhythm Aces

Olá Musicólatras...



Pra quem ainda não conhece muito bem o trabalho de Ry Cooder esse é o momento! Hoje vou postar o dvd "Let´s Have A Ball, Live At Santa Cruz, Califórnia, 1987". Um dos melhores shows de Cooder que ja tive a oportunidade de ver, a banda impecável e a guitarra slide de Ry Cooder muito inspirada! Enfim vale muito a pena!

Set List:
01 Let's Have A Ball
02 Jesus On The Mainline
03 How Can A Poor Man Stand Such Times And Live?
04 Jesus Hits Like The Atom Bomb
05 Down In Mississippi
06 Maria Elena
07 Just A Little Bit
08 The Very Thing That Makes You Rich (Makes Me Poor)
09 Crazy About An Automobile
10 Chain Gang
11 Down In Hollywood
12 Good Night Irene



A Banda:
Ry Cooder - guitarra, vocal; Jim Keltner - bateria; Van Dyke Parks - teclado; Jorge Calderon - baixo; Flaco Jimenez - acordeon; Miguel Cruz - percussão; Steve Douglas - sax; George Bohannon - trombone; Vocais: Bobby King, tenor; Terry Evans, baritono; Arnold McCuller, tenor; Willie Green Jr, baixo

Continue Lendo.... >>


sexta-feira, outubro 07, 2011

Clóvis Graciano

Resolvi variar um pouco hoje para compensar minha frequência atualmente incerta por aqui, devida um pouco à falta de tempo e muito à falta de inspiração mesmo.

Então escolhi como tema Clóvis Graciano. Pintor, desenhista, cenógrafo, figurinista, gravador e ilustrador, Clóvis Graciano nasceu em 1907, em Araras – SP, e morreu em 1988. O que o trás como convidado ao Musicólatras é o seu trabalho com os tema “músico”. Espero que gostem.

Clóvis Graciano 10Clóvis Graciano 03Clóvis Graciano 04Clóvis Graciano 01Clóvis Graciano 4Clóvis Graciano 02Clóvis Graciano 05Clóvis Graciano 06Clóvis Graciano 07Clóvis Graciano 9Clóvis Graciano 11

Continue Lendo.... >>


domingo, outubro 02, 2011

Nuno Mindelis - Instrumental Sesc

Olá Musicólatras...



Bom, falar que Nuno Mindelis é um ícone do blues e um dos melhores guitarristas do gênero seria dizer aquilo o que todo mundo ja sabe!. Enfim, no dia 6/6/2011 Mindelis gravou o tradicional programa Instrumental SESC, e como não consegui achar o show completo (em um unico video) vou postar varios videos! Serão varios videos, mas vale a pena!











Bom, espero que gostem dos videos, e se bater aquela curiosidade é só acessar o site do Instrumental SESC clicando AQUI e confira não só esse show mas varios que estão disponiveis no site!
Boa semana a todos.

Continue Lendo.... >>


Jarle Bernhoft

Multiinstrumentista norueguês, que utiliza do looping para criar diversas intervenções em suas apresentações.

Ouçam e aproveitem sem moderação.

So many faces + A Bad place to Reside



Cmon Talk



Choices 







Para baixar o álbum do artista clique AQUI

Marcello Lopes

Continue Lendo.... >>