quarta-feira, setembro 28, 2011

Lot Lorien

Lot Lorien é uma banda búlgara que mistura a tradição do folclore de seu país com a música clássica, jazz e rock progressivo.

A banda muitas vezes classificada como world fusion, começou em 1996, fã de Tolkien, deram ao grupo o nome do reino dos Elfos. 

Sua música evoca imagens de contos de fadas, e por muitas vezes, os repórteres os chamam de Elfos de Varna, uma alusão à obra de Tolkien e por ter sido nessa cidade o primeiro concerto da banda.

Em 2000 a banda fez sua primeira turnê mundial com várias apresentações de sucesso, chamando a atenção de gravadoras e promotores ao longo da Europa. 


A forte influência da música clássica transformou seu som em música de câmara, gradualmente os integrantes foram acrescentando inspirações do jazz, rock progressivo. Em 2003, a banda fez um show ao vivo em Ohrid na Macedônia, transformando-se em seu segundo álbum. 

Gradualmente, a banda começou a excursionar no exterior com mais freqüência, apresentando as suas composições originais e interpretações de músicas do folclore búlgaro. 

Com um estúdio em casa, os integrantes da banda começaram um projeto chamado Lot Lorien and Friends, que contou com a presença de vários músicos como: Roman Stolyar (Rússia): flauta; Latif Bolat (Turquia / EUA): vocais; Nikolay Yordanov: flauta; Dragni Dragnev: gaita e kaval ; Petya Dragneva: assinatura popular; Maryana Cvetanova-Milanova e Dilyana Cvetanova: violino; Christian Nedelchev: Rabeca. O álbum foi lançado no início de 2007



Em 2007 Lot Lorien decidiu juntar-se You Are Not Alone iniciativa de apoio as enfermeiras búlgaras presas na Líbia. 

Informações retiradas do site oficial da banda AQUI



1 Musicólatras Comentaram:

Edison Junior disse...

Muito legal, Marcello. Em alguns momentos tem uns toques de música barroca. Belo fusion!