sexta-feira, agosto 12, 2011

Tal pai, tal filho(a)

É sempre notável quando um músico famoso vê seu talento passado de alguma forma, por transferência genética ou mero convívio, a um ou mais de seus filhos. E como domingo que vem é Dia dos Pais, resolvi dedicar meu post semanal aos pais que compartilharam seu talento musical com seus filhos e filhas.

Nem sempre o talento é igual. Muitas vezes nem o instrumento que tocam é o mesmo. Em comum, os filhos têm entre si logo de saída a facilidade de contar com a experiência familiar no meio e o sobrenome famoso. E vem daí, talvez, seu grande obstáculo, enorme no início de sua carreira mas que sempre o acompanhará: provar que é tão bom quanto seu pai (ou mãe, claro) e que está ali por seu talento próprio. Tem que ter muita personalidade pra enfrentar essa barra.

Começo por Maria Rita, com quem todo mundo logo de cara associa à grande Elis Regina, mas nem sempre se lembra de seu pai, Cesar Camargo Mariano, um músico excepcional, que também é pai de Pedro Mariano.


Aliás, a MPB está cheia de exemplos. Dorival Caymmi gerou Dori, Danilo e Nana Caymmi. Tom Jobim teve Paulo e Daniel. Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, nos deixou Gonzaguinha, que nos deixou tão cedo. Bebel é filha de João Gilberto. Peri Ribeiro é filho do compositor Erivelto Martins. E não nos esqueçamos de Xororó, pai da Sandy & Junior (sim, por que não?)


Mas esse nepotismo musical não é novo e nem uma exclusividade brasileira. O compositor clássico Johann Sebastian Bach teve vinte filhos, quatro dos quais também foram compositores, Wilhelm Friedemann, Carl Philipp Emanuel, Johann Christoph Friedrich e Johann Christian, sendo Carl Philipp o que atingiu maior reconhecimento. Também, com vinte filhos, um tinha que vingar, né? Assim, até eu.


No jazz temos o pianista Ellis Marsalis, que é pai do trompetista Winton, do saxofonista Brandford, do trombonista Delfeayo e do baterista Jason. Com vocês, a família Marsallis.


Deixei para o final, só pra fazer suspense para o Daniel, Bucky Pizzarelli, pai de John, ambos guitarristas.

São incontáveis os exemplos, esses são apenas alguns que me ocorreram de imediato (bom, confesso que consultei a grafia de alguns nomes no Google, principalmente os dos filhos de Bach, mas acho que me compreendem…) Se alguém se lembrar de mais algum, é só deixar nos comentários.

Para finalizar, aproveito para desejar um feliz Dia dos Pais a todos Musicólatras que por aqui passam e deixar um lembrete: curtam-se, pais e filhos(as), em todos os momentos possíveis.



7 Musicólatras Comentaram:

Boto disse...

Wanessa Camargo, filha de Zezé de Camargo. :)

Emmanuella disse...

Bom, em outras áreas temos o Jakob Dylan, filho do Bob Dylan, que fez bastante sucesso com a banda e solo (aliás, ouviram a notícia de um neto do Bob Dylan que virou rapper? :P).

Temos também tanto Julian como Sean Lennon, ambos filhos e John Lennon, que fazem música cada um à sua maneira e vivem na sombra do pai, infelizmente.

E tem muita gente cujos filhos seguiram a carreira musical mas não alcançaram o sucesso dos pais... Mas sempre acho legal ouvir essas pessoas, não pra comparar, mas pra ver até onde os pais serviram de influência. Acho meio triste quando um filho/parente de músico diz que "não ouve" a música da família. Tudo bem não querer ficar na sombra dos pais, mas a pessoa carrega o sobrenome. Tem que arcar com a responsabilidade, haha

Daniel disse...

O Bucky tem dois filhos que são músicos: John e Martin Pizzarelli.

Sobre o Luiz Gonzaga, ele também tem um filho, chamado Daniel Gonzaga, que por sinal tem um trabalho excelente.

Flávia Barros Nogueira disse...

Muito bom seu post..

Outros filhos "famosos" - Wilson Simoninha e Max de Castro, filho do Simonal, Os filhos do Jair Rodrigues: Jairzinho e Luciana Melo, Norah Jones, filha do músico indiano Ravi Shankar..com certeza logo vamos lembrar de outros...

Emmanuella disse...

E Jeff Buckley, filho de Tim Buckley!

Marcello disse...

Ótimo post Edison.

Grande abraço.

Marcello disse...

Olá pessoal.

Depois de um tempo matutando sobre o próximo post, lembrei que o Don Cherry músico de jazz teve dois filhos que fizeram sucesso na música :
- Eagle Eye-Cherry
- Neneh Cherry

Abraços