sexta-feira, agosto 05, 2011

Chico Buarque 4












Chico estava tentando acertar o refrão de um samba chamado Getúlio, que faria parte de uma peça de Dias Gomes, quando a partir de umas linha melódicas paralelas começou a se desenhar um novo samba. Inicialmente pensou em dividi-lo com outros compositores, cada um fazendo um pedaço, mas afinal acabou ficando somente com Francis Hime. Vai Passar virou meio que um hino do final do período do governo militar.



Para o filme A Ópera do Malandro, Chico compôs A Volta do Malandro, utilizando pela primeira vez efeitos eletrônicos em suas músicas.



A primeira parceria de Chico com Tom Jobim foi em Retrato em Branco e Preto, logo no início de sua carreira. Nos anos 80, A TV Globo encomendou a Tom uma música para o seriado Anos Dourados. A parceria seria com Chico, mas este se demorou muito para fazer a letra. O seriado estreou com a música sem letra mesmo. Chico garantiu que não foi ele quem atrasou, mas o seriado que adiantou. Falando sério, valeu a pena esperar pela letra de Anos Dourados.



Outra música cuja letra mostra toda a sensibilidade de Chico é Todo o Sentimento, dele com o pianista Cristóvão Bastos.



Nos anos 90 a produção musical de Chico diminuiu um pouco, mas ainda traria boas surpresas, como em Futuros Amantes.



Ou essa homenagem à Mangueira, chamada Chão de Esmeraldas.



Na semana passada comprei o novo CD do Chico, lançado pela Biscoito Fino. Ainda estou curtindo as músicas, mas já adianto que tem coisas lindas, como Sinhá, que ele canta com seu parceiro na composição, João Bosco.



Quanto à dúvida que Chico Buarque tinha quando jovem entre ser escritor ou músico, ele acabou ficando com as duas atividades. Além das peças de teatro mencionadas ao longo desses posts, lançou Fazenda Modelo, Estorvo, Benjamim, Leite Derramado e Budapeste, este último meu preferido.

Agradeço a companhia dos que me acompanharam nessa viagem Buarquiana. Espero que tenham gostado.

Para ver a primeira parte dessa série clique aqui.
Para ver a segunda parte dessa série clique aqui.
Para ver a terceira parte dessa série clique aqui.



0 Musicólatras Comentaram: