sexta-feira, junho 10, 2011

Classic’n roll

Vanessa Mae


Ontem estava voltando de ônibus para casa escutando um álbum da Vanessa Mae. Confesso que nunca tinha prestado muita atenção na artista, que me parecia extremamente comercial. Por sinal, a foto acima não ajuda a desfazer essa impressão. Nem sua aparição num Domingão do Faustão. No entando, para minha surpresa, gostei de algumas coisas que ouvi. Como, por exemplo, Storm, que você pode curtir no vídeo abaixo.

Outro motivo pelo qual eu gostei, é que me lembrou uma fase nos anos 70 em que algumas músicas clássicas passaram por um processo de releitura, numa espécie de fusion com o rock, como já havia acontecido nos anos 1950 com o jazz através do Modern Jazz Quartet. Nem sempre o resultado foi um primor, mas uma que eu sempre gostei muito, e gostaria de compartilhar com os Musicólatras mais novos, é essa versão de Assim Falou Zaratustra, composição de Richard Strauss, feita por Eumir Deodato, em que ele misturou elementos do jazz e do rock.

Veja só as feras que estão nessa gravação:

Eumir Deodato – piano e teclados
Ron Carter e Stanley Clarke – baixo
Billy Cobham – bateria
John Tropea – guitarra
Jay Berliner – violão
Airto Moreira – percussão
Ray Barretto - congas
Hubert Laws – flauta


Bom, lembrar de Assim Falou Zaratustra é lembrar de 2001, Uma Odisséia no Espaço, filme de Stanley Kubrick. Olha aí, que boa pedida para rever nesse final de semana!



0 Musicólatras Comentaram: