terça-feira, abril 19, 2011

Folha: Clássicos do Jazz - Por dentro de cada volume

Olá Musicólatras.

Como prometido no post anterior, gostaria de falar sobre a minha ideia. O titulo do post já diz praticamente tudo. Pois bem, em 2007 a o jornal Folha de São Paulo lançou a excelente coleção Clássicos do Jazz. Para quem não sabe ou não se lembra, foi uma coleção com 20 volumes, sendo um a cada domingo. Cada volume contava a história de um músico de jazz, como Nat King Cole, Ella Fitzgerald, Chet Baker, Miles Davis, entre outros. Na época fiz questão de fazer a coleção, então todo domingo era sagrado, passar na banca e adquirir o volume lançado.

Naquela ocasião eu estava começando a curtir jazz e buscava minhas primeiras referências musicais, assim como o texto que eu postei diz, o jazz está acessível a todos, basta se interessar, o jazz não é uma música voltada para elite, pelo contrário. A coleção Clássicos do Jazz contribuiu e muito para aumentar o meu conhecimento desse universo e como cada volume trazia um livreto com a história do músico, era fascinante poder ler todas aquelas histórias, a trajetória de cada um, a forma como eles contribuíram para a valorização e a divulgação do jazz.

A coleção começou no dia 30 de Setembro de 2007 e terminou dia 03 de Fevereiro de 2008. Agora passados três anos, tive a ideia de divulgar ainda mais essa coleção. Lembro que na época do lançamento, eu cheguei a divulgar volume a volume no meu outro blog, o Jazz & Rock. E nesses últimos dias tive a ideia de compartilhar a coleção praticamente na integra com os leitores aqui do Musicólatras, seria algo único e que não vi em nenhum outro blog.

A coleção Clássicos do Jazz não pode mais ser comprada, então quem comprou, comprou, quem não comprou, infelizmente não compra mais. Por isso cheguei a conclusão de que seria um desperdício ter todo esse material em mãos e ao mesmo tempo não repassa-lo de alguma forma, ou seja, a intenção é que os textos ajudem outros iniciantes no jazz, que desperte neles a mesma admiração e interesse que eu tive ao ler cada livreto.

Então como eu tenho a coleção e ela não está mais a venda, creio que posso fazer o que eu achar melhor, não é? A ideia é muito simples. Vou disponibilizar o texto na integra aqui no Musicólatras. Cada livreto conta com uma biografia sobre o músico, dividida em vários "tópicos”. O conteúdo vai além, mas creio que o restante não é tão necessário, que seria a discografia e filmografia, em uma busca rápida você encontra na internet. O interessante é a história. Caso achar necessário, escrevo uma ou outra frase, ou até mesmo uma curiosidade sobre o músico em questão.

Essa é a ideia. Por que decidi fazer um texto explicativo? Simples. Seria estranho começar a postar e explicar ao mesmo tempo, então achei melhor esclarecer e depois começar com os textos. A principio a proposta é postar um livro por semana, como vou ter que digitar todo o material, caso acontecer algum imprevisto, o texto será postado na semana seguinte. As postagens seguirão a sequencia normal da coleção.

01. Nat King Cole
02. Herbie Hancock
03. Louis Armstrong
04. Charlie Parker
05. Art Blakey
06. Ella Fitzgerald
07. Chet Baker
08. Thelonious Monk
09. Benny Goodman
10. Horace Silver
11. Miles Davis
12. Billie Holiday
13. Duke Ellington
14. Chick Corea
15. Ornette Coleman
16. Dizzy Gillespie
17. John Coltrane
18. Al Di Meola
19. Charles Mingus
20. Lee Morgan


Espero que apreciem cada volume, seja você um incitante que está começando a se aventurar pelo jazz, ou não, o fato é que em cada livro você poderá conhecer uma história diferente e com certeza irá se identificar com um ou mais músicos. É claro que nada substitui o original, cada livro tem fotos fantásticas e que eu não vou poder postar, mas independente disso o que vale é a informação, isso é o mais importante. Por enquanto é só, até a semana que vem.

Comercial: Coleção Clássicos do Jazz



4 Musicólatras Comentaram:

Emmanuella disse...

Faça isso, sim sim sim *o*
Morando em Goiás, eu nem teria como adquirir a Folha, de qualquer maneira ;( E to descobrindo o Jazz aos poucos, graças a vocês, e amando tudo, mas é tanto clássico que eu fico perdida. Então, aprecio imensamente a introdução a cada um deles!

Beijos!

Edison Junior disse...

Ótima iniciativa, Daniel!

A propósito, me lembro dessa propaganda da coleção. Bem lembrada.

P.S. Boa digitação!

Daniel disse...

Essa é a ideia. Tentar repassar todo esse material para quem não teve a oportunidade de comprar. Seja por falta de grana ou por não ter acesso mesmo, como é o seu caso Manu.

Como eu disse, claro que seria impossivel reproduzir todo o conteúdo, cada livro tem uma infinidade de foto, elas vão ter que ficar de fora mesmo. O importante mesmo é a informação. Ontem eu já digitei o livro do Nat King Cole e acreditem, está cheio de boas histórias e curiosidades sobre ele, muito bom.

Edison

Eu fiz questão de postar a propaganda no texto..rs. Ela é genial. Detalhe a música que toca é um clássico do Herbie Hancock "Cantaloupe Island". Na época como eu nao conhecia ele ainda, demorei muito para descobrir isso hahaha..

Abraço
Daniel

Rafhael Vaz disse...

Muito bacana a idéia Daniel. Estarei aguardando ansiosamente. ;)

Abraços!!