terça-feira, abril 12, 2011

Cantoras de Jazz: Jovens e Talentosas (Pt. 4)

Olá Musicólatras

No ano passado eu fiz uma série de postagens sobre as novas cantoras de jazz, pois bem, passado um ano, descobri novos talentos e sem perder tempo apresento aos musicólatras. No primeiro momento vou falar sobre duas cantoras (que eu já postei no Jazz & Rock). A postagem era para ser um pouco mais longa, mas por falta de tempo, não consegui incluir as outras três cantoras, então a continuação fica para uma próxima postagem. Espero que gostem das dicas.

Se você perdeu a série de postagens "Cantoras de Jazz: Jovens e Talentosas", segue os links abaixo:

Parte 1, Parte 2, Part 3

HARCSA VERONIKA

Harcsa Veronika nasceu em Budapeste, Hungria. Na sua infância e adolescência, frequentou várias escolas de música, onde aprendeu a tocar piano, saxofone e estudou canto e jazz clássico. Em 2008 ela concluiu o seu curso de jazz vocal na renomada faculdade Franz Liszt Academy of Music, em Budapeste. Mais antes, em 2005, Harcsa formou seu próprio quarteto de jazz, com os jovens músicos húngaros, Attlia Blaho (piano), Zoltán Oláh (contrabaixo) e Bálint Majtényi (bateria). O seu álbum de estreia “Speak Low” (2005) foi lançado primeiramente na Hungría e dois anos depois no Japão, pela gravadora independente de Tóquio, a Nature Bliss e não demorou muito para atingir o primeiro lugar em vendas no ranking de cantoras de jazz. Em 2006, a jovem começou a compor suas próprias canções, no ano seguinte lançou o seu segundo álbum "You Don´t Know It's You", com treze canções próprias e em 2008 lançou o seu álbum atual “Red Baggage”. Além da sua carreira como cantora de jazz, Harcsa também participa de outros projetos musicais, ela é vocalista da banda pop Erik Sumo, como convidada participou de projetos de música eletrônica e também atuou em duas peças de companhia de dança, como cantora. A jovem já se apresentou em inúmeros festivais na Hungria, Alemanha, Austria, Suiça, França, Eslováquia e Romenia. No festival de Fringe em Budapeste, no ano de 2007, Harcsa ganhou o prêmio de melhor vocalista/cantora.

Harcsa Veronika Quartet "Spooky" (Chaplin Café June 2007)


MELISSA MORGAN

Melissa Morgan nasceu em Teaneck, Nova Jersey. O seu primeiro contato com o jazz aconteceu devido a sua avó, que tinha uma coleção de discos de várias cantoras, entre elas Billie Holidy, Dinah Washington, Sara Vaughan, Ella Fitzgerald, com um acervo a sua disposição, não demorou para que a jovem Melissa começasse a ouvir, com o tempo isso acabou virando uma inspiração. Apesar da carreira precoce, a jovem já coleciona alguns momentos marcantes, como em 2004 quando ela foi semi-finalista no Concurso de Jazz Thelonious Monk, na ocasião ela cantou diante de um corpo de jurados, que contava com a participação ilustre de Quincy Jones, entre outros. Em 2009, Melissa lança o seu primeiro álbum “Until I Met You”.

Apesar de jovem, Melissa é uma cantora de personalidade e chega ao cenário jazzístico para somar ainda mais. Sua música traz de volta a velha escola do jazz, mas com um toque atual. Em um repertório formado por onze canções, Melissa se destaca por sua performance irrepreensível, sua voz é suave, afinada e forte, características que certamente irão agradar os jazzistas.





15 Musicólatras Comentaram:

Edison Junior disse...

É ótima essa série, Daniel. Graças a você pude conhecer várias dessas cantoras, algumas das quais têm hoje cadeira cativa no meu player. Abraços!

Isac S. Santos disse...

Ótima lista!!

Você já comentou a respeito da jovem cantora de Jazz Ana Kruger?? Ela é excelente!!! É a voz do grupo excelente "Delicatessen"... E é brasileira!!! O grupo também é brasileiro!! Faz música e jazz de primeira grandeza e sofisticação!! Vale a pena você incluir Ana Kruger numa futura lista!!!

Daniel disse...

Valeu Edison. Semana que vem vou trazer mais três, duas já comentei com você.

Isac, conheço sim, curto muito o som do Delicatessen. Pode deixar que vou incluir sim. Valeu pela dica.

Abraço
Daniel

Marcello disse...

Parabéns pela série Danny Boy.

Excelente.

Daniel disse...

Valeu Marcello.

Abraço

Isac S. Santos disse...

Daniel

Você conhece o trabalho da cantora de jazz Jackie Ryan?? Já escreveu sobre ela?
Jackie não é exatamente tão jovem quanto estas... Mas seu trabalho é primoroso... Interpretações impecáveis...Já possui um trabalho sólido, admiravel... Se continuar com a mesma qualidade... Não deve demorar para chegar perto das maiores cantoras de Jazz da estória como: Dinah Washington, Sarah Vaughan, Ella Fitzgerald, Shirley Horn, Lena Horn e Billy Holiday... Vale a pena prestar atenção no trabalho de Jackie Ryan!!!

Daniel disse...

Não conheço..vou procurar algum álbum para ouvir. Valeu pela dica Isac.

Abraço
Daniel

Isac S. Santos disse...

Daniel

Acesse o site www.amazon.com

Escreva Jackie Ryan na busca... Você vai ver (e pode ouvir) os discos da talentosa cantora... "This heart of Mine" é excepcional...

A cantora brasileira Jane Duboc (que também não é da safra jovem) gravou primorosos discos de Jazz.

Você conhece??

CD "Paraíso" em parceria nada menos com Gerry Mulligan!
"Sweet Lady Jane" (um misto de Jazz com bossa nova).
"Tributo a Ella Fitzgerald" com Victor Biglione...
Os dois últimos receberam prêmios importantes na categoria, no Brasil e em alguns países...

No CD do compositor brasileiro Marcos Quinam intitulado "Dentro da Palavra", Jane interpreta a jazzistica canção "Malungo"... No CD "Canções Versões" (Músicas de Cole Porter em português) ela interpreta magistralmente a faixa "Abraçavel Você"... Incrivel!!!

Uma legendária Gravadora Americana de Jazz reuniu em um CD duplo as maiores e melhores Cantoras de Jazz de todas as épocas e paises. Apenas uma Cantora Brasileira entrou na lista e no CD duplo.
Você sabe quem foi essa cantora brasileira?
Re: Jane Duboc !!!
Esse CD duplo foi intitulado "Pink - Champagne - Sparking Voices", ou algo assim...
Esse CD é encontrado somente no Exterior...
Mas eu tenho! Uma amiga me trouxe da Austrália...
É magistral!!!

Essas são algumas dicas!!!

Daniel disse...

Muito legal essas informações. Eu não conheço o trabalho da Jane Duboc e muito menos sabia dessa importância dela, muito bom saber disso tudo.

As vezes é muito mais facil (acessivel) conhecer cantoras do exterior, do que aqui no Brasil, onde é muito pouco divulgado. (Não sei se a Jane se encaixa nesse contexto, creio que não).

Enfim..são dicas que com certeza rende um bom post futuramente.

Obrigado mais uma vez Isac.

Se você quiser colaborar de alguma forma com o Musicólatras, é só enviar um email para a gente, seria muito interessante.

Abraço
Daniel

Isac S. Santos disse...

Daniel

Fiquei feliz por ter apreciado minhas dicas...

Vocês receberam meu e-mail?

Daniel disse...

Ola Isac. Recebi o email sim, vou ler e depois respondo.

Abraço
Daniel

Isac S. Santos disse...

Daniel

Você conhece o trabalho da grande Zizi Possi? Zizi também não é da safra jovem...

Ela gravou o CD "Para Inglês ver e Ouvir" com clássicos do Jazz... O disco recebeu importantes prêmios...

CD "Bossa" (2001), sofisticado album que entrou na lista dos melhores das revistas americanas de Jazz durante dois anos consecutivos e colocou a cantora entre as melhores interpretes do genero no Mundo.
O disco "Bossa" é primoroso!! Um dos melhores albuns que já escutei na minha vida!! Mas é complicado definir seu estilo... Talvez seja um misto de Bossa (como o próprio nome diz com o Cool Jazz)...
Você conhece estes albúns??
Você precisa escutar!!

Isac S. Santos disse...

Ah!!! Vale a pena acrescentar:

A gravadora 'Biscoito Fino' relançou o CD "Canções Versões"! São canções de Cole Porter e Ira Gershwin em Português... Um trabalho excepcional.As músicas ganharam fluentes versões em Português.Alguns destaques: "Façamos" (Vamos Amar), com Chico Buarque e Elza Soares, "Abraçavel Você" - Jane Duboc, "A Lorelai" com Mônica Salmaso entre outras...
Conhece este disco, Daniel?

Falando da safra de cantoras Jovens de Jazz:
Conhece o trabalho da Brasileira Patty Ascher??
Assisti ao seu Show no mês passado...e fiquei impressinado. Grande cantora! Talento incontestável!!!

Daniel disse...

Ola Isac..

O álbum que você citou eu não conheço. A cantora Patty Ascher, já tive a oportunidade de ver ela no Programa do Jô e também ouvi um álbum dela, muito bom por sinal.

Abraço
Daniel

corelio disse...

Ana Kruger e Banda Delicatessen, é fantástico. Vale conferir!!