sexta-feira, março 04, 2011

Ismael Silva

Você gosta de Carnaval? Talvez você costume desfilar em alguma escola ou bloco, seguir um trio elétrico ou simplesmente ir a algum baile de clube. Talvez você, como eu, goste do Carnaval pelo simples fato de proporcionar alguns dias feriados. Pode ser que você odeie o Carnaval e não possa nem ouvir um surdo batendo e ache a globeleza horrorosa – mas não deixa de aproveitar o feriado, é claro. Seja lá como for, não conheço ninguém que fique indiferente a ele.

O carnaval surgiu por volta do século XI, a partir da instituição da Semana Santa pela Igreja Católica, que era precedida por 40 dias de jejum, período conhecido por Quaresma. O primeiro dia da Quaresma é a 4ª feira de Cinzas e os dias que a antecedem eram aproveitados pelas pessoas para diversas festividades. É significativa a origem da palavra “carnaval”, que deriva das palavras gregas “carnis” e “valles”, carne e prazeres, respectivamente. Quase todos os povos de religião predominantemente cristã têm seu carnaval. Nos EUA, por exemplo, são famosas as festas do Mardi Gras, na 3ª feira gorda. Porém, nenhuma festa de carnaval é tão conhecida no mundo todo quanto à que temos no Brasil. Pode-se curtir ou não a festa, mas é inegável que ela é um fenômeno cultural sem comparação.

Até a década de 30 os blocos desfilavam pelas ruas do Rio de Janeiro ao som de um samba bem diferente. Daí, chegou um cara chamado Ismael Silva e começou a compor em um ritmo mais apropriado ao desfile de rua, dando origem ao samba como o conhecemos hoje. Vejam seu depoimento em entrevista na década de 70:

Ismael Silva nasceu em 1905 e morreu em 1978, sendo um dos poucos sambistas que acompanhou o nascimento e a evolução do samba desde seu início e sobreviveu para contar a história – aliás, capitalizou bem esse fato para valorizar sua participação nela. Além de ser um dos criadores da primeira escola de samba, a Deixa Falar, no Estácio, é autor de sambas memoráveis, muitos dos quais em parceria com Noel Rosa. Confira alguns abaixo:

 
 

Caros musicólatras, aproveitem o Carnaval cada um de seu modo, mas sempre ao som de muita música, seja ela qual for.

Bom feriado a todos!



1 Musicólatras Comentaram:

Rafhael Vaz disse...

Ismael Silva é demais!!
Ótimo post Edison!!

Bom Carnaval!!