sexta-feira, fevereiro 11, 2011

Simon & Garfunkel

simon-e-garfunkel-capa

Paul Simon e Art Garfunkel começaram a cantar juntos em 1957 formando a dupla Tom & Jerry. Nos anos 60 resolveram, felizmente, mudar o nome do grupo incorporando os seus próprios e passaram a ser conhecidos como Simon & Garfunkel.

O primeiro grande sucesso da dupla veio quando do lançamento do filme A primeira noite de um homem (The graduate), de cuja trilha faziam parte Mrs. Robinson e The sound of silence. Para se ter uma ideia, o álbum com a trilha sonora do filme bateu o White Album dos Beatles nas paradas em 1968. Além da música, o filme é muito legal, recomendo.
GRADUATE

Sempre curti muito esses caras. Na época em que estava no cursinho, a primeira coisa que eu fazia quando chegava exausto em casa era botar o LP (!) na vitrola (!!) e o ouvia várias vezes em seguida. Não sei como não furou o disco.

As músicas do repertório deles, a maioria composta por Simon, são conhecidas pelas ótimas melodias, com letras às vezes ingênuas às vezes mordazes, e sempre belíssimas harmonias vocais apoiadas na singular voz de Garfunkel. Na minha opinião, são verdadeiros clássicos da música americana. Seus maiores sucessos incluem, além dos já mencionados acima, Bridge over troubled water, I am a rock, Homeward bound, El Condor pasa, The boxer, Cecilia e Scarborough Fair, essa última com participação de Garfunkel na composição.

A relação entre os dois ficou seriamente abalada em 1970, por conta de desavenças artísticas quando do lançamento de seu último e mais bem sucedido álbum, Bridge over trouble water, e a dupla se desfez. As carreiras individuais que seguiram após a separação foram bastante significativas também, principalmente a de Simon, mas nem de longe se comparam ao que produziram juntos. Seu legado deixou uma legião de fãs pelo mundo inteiro, dentre os quais vocês já devem imaginar que me incluo. Fãs esses que se reuniram em número de 500.000 em pleno Central Park, em 1981, quando a dupla se reuniu para cantar depois de mais de 10 anos separados, e em tantas outras ocasiões em que eles voltaram a dar uma canja.
What a night!

Difícil escolher uma predileta entre as músicas do repertório de Simon & Garfunkel, mas tem uma que sempre me ocorre nos dias em que me sinto muito agitado e ansioso, que é Feeling Groovy.
Slow down, you move too fast
You got to make your morning last
Just kicking down the cobblestones
Looking for fun and feeling groovy!
Eles estão com um ar meio maroto aqui, mas foi a melhor gravação que eu achei…

Caros musicólatras, façamos nosso fim de semana durar!

Em tempo, estou acompanhando a série “Música na Cabeça”, que a musicoterapeuta, musicista e professora de música Flávia Nogueira está postando no blog
Sons, Filmes e Afins, especialmente o capítulo 5 (clique aqui), cujas informações podem ser bastante úteis a todos os musicólatras. Recomendo!



6 Musicólatras Comentaram:

Música e Saúde disse...

Equipe musicólatras

Agradeço a indicação.
A música é um tema fascinante e praticamente inesgotável. Para os que a amam, é uma fonte constante de aprendizado e descobertas.

Continuem acompanhando a série,os musicólatras serão sempre bem vindos!

Abçs, Flávia

Emmanuella disse...

Eu tenho esse DVD, ele é perfeito! Foi a melhor performance do Art cantando Bridge Over Troubled Water que eu já vi por aí, é emocinante. Eu amo esses dois ;_;

Edison Junior disse...

Pois é, Manu! Esses caras são demais mesmo.

Tenho um conhecido que me disse que foi à esse show no Central Park e me garantiu que o irmão dele até aparecia na foto da capa do disco. Se somar todo mundo que diz que foi à esse show, acho que o público seria de umas 5 milhões de pessoas.

Emmanuella disse...

EmociOnante*, agora que eu vi que errei :P

Sempre tem alguém que foi ou conhece alguém que foi, né?! Realmente, assim passa do milhão rapidinho.

E eu não consigo me conter, o Simon tá parecendo muito o Mario (Super Mario Bros) na capa desse disco. HAHAHAH

Música e Saúde disse...

Edison

Agradeço a indicação da série "Música na Cabeça". Música é um tema fascinante e praticamente inesgotável. Para os que a amam, há sempre o que aprender e descobrir.

Abçs, Flávia

Edison Junior disse...

Obrigado, Flávia. Graças a essa série, conheci também o seu blog, Música e Saúde (http://musicasaude.blogspot.com/), que é muito legal também e aonde pretendo voltar várias vezes.
Volte sempre!