domingo, fevereiro 20, 2011

Fender Stratocaster


Olá Musicólatras.

Hoje vou falar de uma das mais populares guitarras do mundo! a Fender Stratocaster, que ao longo do tempo conquistou admiradores do mundo todo, tanto por seu lindo visual como pelo seu timbre singular. Alguns dos maiores genios da guitarra fazem uso dessa "beleza", uma lista que vai de Jimi Hendrix a Jeff Beck passando por David Gilmour e Buddy Guy. Ou seja, não importa muito o estilo que esta sendo tocado, a Fender Stratocaster esta sempre ali dando o ar de sua graça.
Agora uma breve historia dessa guitarra.

A Fender Stratocaster, também conhecida como "Strato" no Brasil, é um modelo de guitarra elétrica criada por Leo Fender, George Fullerton, e Freddie Tavares em 1954, produzida pela Fender Musical Instruments Corporation até os dias de hoje. O modelo apresenta double-cutaway, com o cutaway superior maior que o inferior para balancear o peso da guitarra. A Stratocaster é utilizada por vários guitarristas que ao longo da história gravaram diversos clássicos com o modelo. Juntamente com a Gibson Les Paul e a Fender Telecaster, é um dos três modelos mais famosos de guitarra.

O design da Stratocaster tem sido copiado e modificado constantemente. É possível ver muitos modelos parecidos ou até mesmo com o mesmo design de outros fabricantes de guitarra.

Originalmente, a Stratocaster era feita na cor Sunburst de 2 cores, num corpo de Ash, braço em Maple de peça única contendo 21 trastes, marcações estilo "bolinha" na escala e tarrachas Kluson até 1956, quando a Fender começou a utilizar Alder na produção dos corpos. Havia outras cores que não eram padrão e só eram feitas através de encomendas, até 1960. Esses modelos sob-encomenda eram quase todos pintados com tinta automotiva produzida pela Dupont e encareciam a guitarra em 5%. O escudo de uma única camada, fixado com 8 parafusos permitiu que a parte eletronica dos captadores ficasse protegida (expondo somente o jack) e proporcionando uma proteção prática já que para ter acesso à fiação dos captadores só é preciso retirar o escudo. Subsequentemente o desing da Stratocaster (da Fender e das cópias de outras marcas) melhorou bastante o som e a qualidade do instrumento mas as Fenders antigas, ou vintages, ainda têm um valor bem alto no mercado, pois são raras e muitos músicos preferem o timbre dos instrumentos vintage.

O nome "Strat," apesar de ser registrado pela Fender Musical Instrument Corporation, é utilizado genericamente para se referir a qualquer modelo que remeta ao original, independente do produtor.


Agora vou postar videos de alguns dos melhores representantes dessa guitarra. Como disse no inicio desse post "Não importa o estilo, a Stratocaster esta sempre dando o ar de sua graça"









Infelizmente tive que deixar de fora varios guitarristas que fizeram da Strato sua guitarra principal, nomes como Rory Gallagher, Buddy Guy, Yngwie Malmsteen, Ritchie Blackmore, Eric Johnson e muitos outros! Mas deixo a dica, é facil encontrar videos desses mestres da Strato!
Valeu e boa semana a todos!



3 Musicólatras Comentaram:

Edison Junior disse...

Realmente interessante, às vezes a gente nem se dá conta que os instrumentos também têm história.

Me deu até vontade de tocar guitarra de novo!

Edison Junior disse...

Digo, me deu vontade de novo de saber tocar guitarra...

Anônimo disse...

loko de maiis manoloo!fera meu tio tinha uma dessas ate ele vender p uns cantores/compositores de rock.isso é o que ele diz, mas eu ameii viu!bjim
samanta james'