domingo, janeiro 23, 2011

O Blues Delas!

Olá Musicólatras

A guitarra no blues é praticamente dominada por homens, ainda mais num mundo ainda muito machista. De forma alguma podemos dizer que grandes mestres da guitarra blues como B.B. King, Buddy Guy ou Muddy Waters não são bons musicos ou qualquer coisa do tipo (sera até pecado dizer isso). Mas como em tudo nessa vida, faltava um toque feminino, e por que não na fina arte de se tocar e improvisar um blues com uma guitarra na mão?. O post de hoje vou citar duas guitarristas que além de muito talentosas conseguem transferir para seus instrumentos todo o charme e beleza que (perdão aos machistas de plantão) só as mulheres tem!!!

Bonnie Raitt

Dona de uma técnica impecável de slide guitar, Bonnie Raitt é com certeza uma das mais importantes guitarristas de Blues. Além de guitarrista é ótima cantora e compositora. Raitt ja se apresentou ao lado de grandes nomes do Blues tais como B.B. King, Eric Clapton, Buddy Guy e John Lee Hooker




Erja Lyytinen


Como diria meu amigo Daniel "Argentino"
- "Você já parou para pensar que na Finlândia existe uma excelente cantora/guitarrista de blues ? - Aposto que não !"

Pra falar bem a verdade nem eu imaginava que existia uma guitarrista de blues na Finlandia, e diga -se de passagem ela faz um blues de primeira qualidade. Como eu disse em outro post "hoje com toda essa globalização musical não fica dificil de se encontrar um(a) musico(a) de jazz ou blues em paises pouco provaveis. Mas sempre é uma grata surpresa encontrar musica boa em lugares "diferentes".

Mas voltando ao assunto(rs)

Erja Lyytinen nasceu na cidade Kuopio (Finlândia), faz parte de uma "Família Musical", sua mãe toca contrabaixo e seu pai é guitarrista. E sendo uma excelente guitarrista e dona de uma técnica fantástica no slide, Erja escolheu o caminho do blues para trilhar e compor suas canções.



3 Musicólatras Comentaram:

Edison Junior disse...

Engraçado, por coincidência eu estava justamente pensando em fazer um post sobre as mulheres no jazz, porisso adorei esse post.

Conhecia a Bonie Raitt como artista Country, é ótima blueseira também! A Erya foi uma agradável novidade.

Daniel disse...

Não conhecia a Bonie. A Erya eu conheci já faz algum tempo, som de qualidade, só não curti muito o último álbum.

Agora eu citaria a Ana Popovic, que é uma excelente guitarrista, e também a Koko Taylor, que apesar de não ser guitarrista, era conhecida como a Rainha do Blues.

Abraço
Daniel

Luiz Pug@s disse...

O "O Blues Delas!" é demais!