quarta-feira, janeiro 05, 2011

Flamenco

Manet

Ninguém sabe como surgiu o Flamenco, dúvidas sobre sua origem tem várias suposições, que a música é uma mistura de ritmos que os ciganos trouxeram do interior da Europa ou imigrantes originários da região dos Flandres ( Norte da Bélgica) só para citar duas mais conhecidas.

A dificuldade em se saber sua real origem é que os ciganos tem uma forte tradição oral, suas músicas assim como sua história é passada oralmente para os mais jovens, e se formos pensar nos mouros e judeus, eles sofreram perseguição extrema da Inquisição Católica e com isso evitaram deixar algo escrito.

E nessas condições as tradições começam a se fundir já que são passadas oralmente, mas o flamenco pode ser a mistura de cada povo, o estilo de cantar dos mouros, os violões dos ciganos, o tom de lamento que expressa a vida difícil de outros povos na Espanha.

O flamenco prosperou nos cafés da cidade onde os guitarristas e dançarinos tinham grande público e gozavam de uma reputação importante. O Flamenco não fez parte apenas da música popular das cidades, em 1922 Garcia Lorca e Manuel de Falla organizaram uma festa folclórica para estimular o interesse no flamenco, e Lorca escreveu dois poemas sobre o Flamenco, Poema del cante jondo e Romancero gitano.

Pesquisando sobre os estilos de flamenco que se chamam Palos, estruturas rítmicas diferentes entre si, achei essa lista :

  • Soleá
  • Malagueña
  • Bulerias
  • Tangos
  • Rondeñas
  • Rumbas
  • Sevillanas
  • Alegrias
  • Tientos
  • Tarantas

Os maiores músicos de Flamenco em minha opinião são Paco de Lucia, Camarón de Isla, Tomatito. Hoje existe uma vertente do Flamenco que mistura jazz, harmonias mais suaves e rock entre os que fazem essa mistura de ritmos posso citar, Ottmar Liebert, Ketama e Presuntos Implicados.

Não há como ficar indiferente ao ritmo dessa música.Apreciem sem moderação.

Marcello Lopes



5 Musicólatras Comentaram:

Edison Junior disse...

Muito bom, Marcello. Também aprecio o Flamenco, especialmente Paco de Lucia. Essa Entre dos Aguas é maravilhosa.

Marcello disse...

Edison, essa foi uma das primeiras músicas que eu ouvi dele, e ficou na memória.
Grande abraço.

Daniel disse...

Flamenco, não conheço nada rs. Curti a postagem e os videos.

Abraço

Marcello disse...

Oi Daniel,

Tem outros artistas bem legais que vc pode ouvir como Ottmar Liebert, Ketama, Presuntos Implicados faz um som mais pop, vale a pena conhecer o site allmusicguide.com

Abraços

Daniel disse...

Humm valeu pelas dicas Marcello. Vou procurar, ouvir e conhecer. Abraço