sábado, dezembro 25, 2010

Papai Noel

papai_noel

Nesta semana nosso entrevistado é o Papai Noel ou Papai Natal ou Santa Claus ou Père Noël ou Papá Noel ou Nikolaus ou Ded Moroz ou Joulupukki ou Babbo Natale ou Jultomte ou, enfim, o Bom Velhinho, que arrumou um tempo em sua lotada agenda de final de ano e nos recebeu em sua simpática casinha no Polo Norte para um descontraído bate papo.

Fala, Papai Noel!

1. Como surgiu a figura do Papai Noel?

Pois é, minha figura surgiu a partir de São Nicolau, arcebispo de Mira, na Turquia, no século IV. Nicolau ajudava anonimamente pessoas com dificuldades financeiras colocando um saco com moedas de ouro nas chaminés das casas. Foi canonizado pelos muitos milagres que lhe foram atribuídos pela igreja. Transformou-se em símbolo natalino na Alemanha e daí ganhou o mundo.

2. E essa roupa vermelha?

Hohohoho, essa é uma boa história. Inicialmente eu era retratado com roupas de bispo. Posteriormente, um cartunista americano, Thomas Nast, achou que o modelito não estava simpático e sugeriu um novo, mais ou menos esse que vocês conhecem. Não é que o desenho pegou? Teorias conspiratórias dizem que a cor vermelha foi escolhida pela Coca-Cola e que eu sou garoto propaganda deles. É por isso que tem uma propaganda de guaraná hoje em dia que me veste com uma roupa verde, tropicalizando-me. O engraçado é que a neve eles mantiveram no cenário. Hohohoho!

3. O Sr. se interessa pela blogosfera?

Muito! Passo sempre aqui no Musicólatras para ver se tem alguma novidade. Depois também dou uma passada pelos blogs parceiros, que são nota 10! A informação está cada vez mais democrática e a blogosfera é a maior prova disso. Aqui você encontra todos os pontos de vista possíveis e imagináveis e ainda pode deixar o seu para quem quiser ler. Cabe ao leitor julgar o que está lendo e aproveitar como quiser. Claro, também é preciso cuidado e não acreditar em tudo que se lê. É, antes de tudo, um excelente exercício de racioncínio e questionamento para qualquer idade!

4. Qual a relação e a experiência do autor com a música? Toca algum instrumento?

Por dever de ofício eu curto as músicas natalinas, mas só durante o Natal, é claro. Só me aborrece um pouco a versão da Simone para Happy Christmas, do John Lennon. "Então é Nataaaal". É dose... No resto do ano eu ouço todo tipo de música: rock, jazz, clássicas e por aí vai. Tocar mesmo eu só toco sino. Ahahaha, digo, hohoho.

Aproveito para desejar a todos os Musicólatras um Feliz Natal! E comportem-se em 2011!

 






2 Musicólatras Comentaram:

Emmanuella disse...

HAHAHAHAh, nem o Papai Noel gosta da música da Simone, HAHAH

Amei a entrevista! Feliz Natal procêis, povo! \o/

Daniel disse...

hahahaha muito boa a entrevista.

Feliz Natal pra vcs