quinta-feira, dezembro 02, 2010

Moda de Rock - Viola Extrema ( Ricardo Vignini e Zé Helder )

(Ricardo Vignini & Zé Helder)

Há 2 anos divulguei no Blog Jazz e Rock uma matéria sobre o Rock’n’Roça, clássicos do rock’n’roll tocados na viola caipira. Nessa época descobri o trabalho do violeiro e roqueiro, Ricardo Vignini, que toca desde 2000 na banda Matuto Moderno, conhecido por misturar a música caipira de raiz com o rock.

“Moda de Rock – Viola Extrema” é um projeto dos violeiros Ricardo Vignini e Zé Helder, um trabalho primoroso e que foi lançado recentemente. Mas antes de falar desse álbum, segue abaixo um pequeno histórico sobre os dois.

Ricardo Vignini é violeiro, compositor, professor de música, produtos fonográfico e cultural e pesquisador de música tradicional. Seu gosto pela musica caipira veio através de parte de sua família, de Águas da Prata e São João da Boa Vista, e o lado italiano veio de Rio Claro. Nascido na capital, durante sua adolescência tocou muita guitarra, muito Rock e Blues, fez parte da banda de rock Cheap Tequila. O violeiro também já tocou ao lado dos músicos americanos Bob Brozman e Wody Mann em suas turnês brasileiras, também tocou em duo com Christian Oynes e em participações com a banda Serio Duarte & Entidade Joe. Ricardo também é proprietário de um Home Studio, onde grava artistas, trilhas e campanhas publicitárias. Está no Matuto Moderno desde 200 e lançou nesse ano o seu primeiro CD solo: “Na Zoada do Arame”, álbum totalmente instrumental.

Zé Helder também é violeiro e compositor, nasceu em Cachoeira de Minas/MG. Neto de violeiro, tem dois Cds solos lançados “A Montanha” (2004) e “No Oco do Bambu” (2009) , e “Orelha de Pau” (2002), trabalho inspirado na música regional e caracterizado pela instrumentação acústica e coro de três vozes. Formado em Licenciatura em Música, é professor de música há 11 anos e músico profissional há 19 anos. Criou o curso de viola caipira no Conservatório de Pouso Alegre (CEMPA) e atualmente leciona o instrumento no Conservatório Municipal de Arte de Guarulhos.

Os dois violeiros sempre seguiram suas carreiras paralelamente, porém foram se encontrar no Matuto Moderno, banda em que o Zé Helder passou a integrar em 2010. Desde então o projeto “Moda de Rock – Viola Extrema” começou a tomar forma. Segundo eles, o álbum é um resgate de suas origens roqueiras. As músicas que foram escolhidas fizeram parte da trajetória musical dos dois músicos. Uma forma de prestar homenagem aos artistas que os incentivaram a pegar o primeiro violão e dar os primeiros acordes e também para fazer um trabalho novo e inovador. Além disso é uma maneira de apresentar a viola, um dos instrumentos mais importantes da cultura á roqueiros, através de músicas já conhecidas por todos.

No repertório os violeiros fazem releituras de 11 grandes clássicos do rock em versão acústica e instrumental, entre as bandas estão Pink Floyd, Iron Maiden, Metallica, Bealtes, Sepultura, Megadeth, Ozzy, Led Zeppelin, Jimi Hendrix, entre outras. “Moda de Rock – Viola Extrema” é um álbum que dá gosto de ouvir, possui uma qualidade finíssima, sem falar que é bom demais ouvir essas músicas de uma forma que até certo ponto soava inimaginável, mais que se tornou possível através do excelente trabalho dos violeiros Ricardo e Zé Helder.

O álbum “Moda de Rock – Viola Extrema” foi remasterizado no estúdio Abbey Road, em Londres, um dos – senão o mais famoso – estúdio do mundo, conhecido por gravar grande parte da obra dos Beatles e do Pink Floyd, além de outras bandas. Produzido por Ricardo, o álbum foi lançado pelo selo Folguedo, que é exclusivamente dedicado a música de viola “Moda Rock”.

O CD pode ser adquirido por R$ 25, 00 no site oficial do projeto: Moda de Rock – Clique Aqui

Aproveito para deixar os meus agradecimentos ao Ricardo Vignini, que me autorizou fazer a divulgação desse trabalho aqui no Jazz e Rock.

Segue abaixo o player para que você ouça o álbum na integra. Imperdível !

Viola Extrema by Moda de Rock

Site Oficial: Moda de Rock



8 Musicólatras Comentaram:

Edison Junior disse...

Que ótimo isso! Da capa do disco ao repertório. Vou comprar!

Anônimo disse...

Uma das coisas mais geniais que vi ultimamente....

Ficou ótimo...

Vou comprar...

Anônimo disse...

Achei inovador, algumas ficaram muito boas ( como de in the flash), outras acho que não casaram.
Parabéns pela inicaitiva e inovação.

Bruno Albuquerque disse...

Adorei!!!! Nunca pensei que brasileiros pudessem pensar numa coisa tão genial quanto essa! Ficou ótimo! Com certeza vou comprar!

The Musical Trip disse...

Estava procurando material sobre o Moda de Rock para meu blog e acabei caindo aqui no Musicólatras. Gostei tanto do texto que acabei referenciando este blog no meu texto.
Valeu!

Lobo disse...

é como se eu voltasse a 30 anos atrás. ou vir uma boa musica é sempre bom, alivia muito e limpa nossos ouvidos das lambanças que se ouve por ai.
Parabéns pelo belo trabalho. Só queria saber como compro o cd. hehehe...
Afonso.

Daniel disse...

Afonso

Entra no site dos caras, lá mostra os locais de venda do CD. Ou então, no proprio site você pode entrar em contato com os caras, pode ser que eles enviem pelo correio também.

No site tem todas as informações.

Abraço
Daniel

Edu Pedralva disse...

Pra quem não conheçe, é realmente genial. Pros amantes da boa música um CD indispensável em sua prateleira. Tenho e recomendo!