domingo, dezembro 12, 2010

Charlie Parker



Charles Christopher Parker Jr. nasceu no dia 29 de agosto de 1920, na cidade de Kansas City. Ele recebeu os apelidos de "Bird" e "Yardbird" porque além de gostar de animal tinha a tendência de viver livre como os pássaros.
Kansas City era um lugar onde o jazz e outras formas de música negra estavam florescendo. Aos sete anos de idade, ele começou a estudar musica. Aos 15 anos já estava seriamente decidido pelo instrumento que o consagraria: o sax alto. Parker tocou com bandas locais até 1935, quando largou a escola para seguir uma carreira musical. Aos 17 anos, entrou para a orquestra de Jay McShann, permanecendo até 1943, quando passou para as bandas do pianista Earl Hines e do cantor Billy Eckstine. Nessa época, tornou-se amigo do trompetista Dizzy Gillespie e juntos passaram a frequentar o Minton´s Play House, onde tocavam Thelonious Monk, Charlie Christian e Kenny Clarke. Graças a esse encontro, a partir de 1944, o mundo passou a conhecer um novo estilo do Jazz, denominado de "Bebop", um estilo oposto ao espirito do Swing e que exigia uma técnica instrumental muito desenvolvida. Em 45, Bird registrou suas primeiras musicas em parceria com Dizzy Gillespie. Gravou, ainda, com vários quintetos e musicos importantes.
Charlie Parker faleceu em Nova Iorque, em 1955,aos 35 anos de idade, com centenas de musicas gravadas em seu estilo único, nas mais diversas formações instrumentais.
Ainda hoje, tantos anos depois de sua morte, Charlie Christopher Bird Parker Jr. é considerado o maior improvisador de Jazz de todos os tempos e um dos mais importantes da historia deste estilo musical.





3 Musicólatras Comentaram:

Edison Junior disse...

Grande Charlie Parker! Ao lado de Lester Young, os maiores mestres do sax.

Ótimos vídeos você escolheu!

Rafhael Vaz disse...

Ótimo post!!

ABraços!!

Anônimo disse...

Só para se ter uma ideia do grande artista que ele era, o Miles Davis, que é mostro sagrado do jazz, pagava para ver o Bird toca, era fã do cara