domingo, novembro 14, 2010

Slide Guitar

Olá Musicólatras...

Hoje vamos começar uma pequena serie sobre o blues, mas de uma forma diferente... Vamos ver o blues pelos instrumentos mais tradicionais do estilo e suas diferentes técnicas. Primeiro veremos um dos principais instrumentos do estilo, a Guitarra,ou melhor a Slide Guitar (muito popular no Blues), primeiro vamos a uma pequena explicação sobre o que é a Slide Guitar.

Slide guitar, ou Bottleneck guitar, é uma forma de tocar guitarra, em que se utiliza um pequeno tubo ôco (Bottleneck), de metal (originalmente o gargalo de uma garrafa), para alterar o tom em que se toca, deslizando esse tubo pelas cordas da guitarra. Este método é, habitualmente, utilizado nos blues e no country.Para efetuar esta técnica, a guitarra pode ser tocada posicionada na forma habitual, em que o guitarrista tem o tubo colocado num dos seus dedos; ou deitada, com a zona das cordas para cima, em que o guitarrista utiliza o tubo com a mão.

Vamos agora aos videos de alguns dos melhores Guitarristas Slide.


Esse é o incrivel Sonny Landreth com seu blues/rock de primeira qualidade.


Derek Trucks, levou o slide a outros estilos. Seu som leva influencias de Jazz, blues e até um que de musica Indiana!!!


Curtam o audio desse classico da Allman Brothers Band com o mestre do slide Duane Allman


O talentoso e ousado slide de Ben Harper, vocês irão entender o "ousado" depois de ver Ben tocar um classico de Jimi Hendrix com sua slide guitar

E pra fechar com chave de ouro.. Vamos aos classicos! Os 3 ultimos videos são dos "caras" que começaram a escrever a historia da slide guitar, creio que qualquer comentario seria pouco para cada um deles. Sem mais demoras deixo vocês com:

Elmore James



Robert Johnson



Muddy Waters



Em breve veremos novamente a guitarra, mas tocada de forma tradicional!



2 Musicólatras Comentaram:

Edison Junior disse...

Fantástico post, Thiago! Me diverti e aprendi bastante.

Daniel disse...

Excelente postagem, não conhecia nem 1% sobre slide rs..

Abraço