sexta-feira, novembro 12, 2010

Ivan Lins

Além de ser um mito como cantora, Elis Regina também primou por lançar jovens compositores. Milton Nascimento, João Bosco e Aldir Blanc, Renato Teixeira, Belchior e tantos outros tiveram seus primeiros sucessos cantados por ela. Não que eles se tornaram compositores maiores ou melhores por causa dela, mas certamente alcançaram o sucesso e reconhecimento muito mais rápido pela voz e o aval de Elis.

É o caso, por exemplo, do carioca Ivan Lins, nascido em 1945. Pianista desde os 18 anos, formou-se em engenharia química no final dos anos 60, época em que passou a dedicar-se à música. Seu primeiro grande sucesso, porém, veio pela voz de Elis Regina, com a música Madalena, em 1970. No acompanhamento, o inconfundível piano de Ivan.

O próprio Ivan Lins divide sua carreira em “antes e depois de Vitor Martins”, referindo-se a seu parceiro mais constante. A parceiria começou meio sem querer. Durante uma pescaria juntos, Ivan soube que Vitor gostava de escrever letras de música, passou para ele uma música que tinha pronta e saiu Abre alas, um manifesto contra a repressão então vigente disfarçado em versos de grande maturidade.

Da mesma dupla, ouça Novo tempo.

No próximo, Ivan interpreta Iluminados e Desesperar jamais. Entre elas, um depoimento legal do artista.

Simone também é uma de suas grandes intérpretes, ressaltando-se a genial Começar de novo. A voz forte da cantora dá ainda mais força à música de Iva.

E, por fim, um Ivan Lins mais jazzístico, com o grupo Irakere, de Cuba, tocando Dinorah.

É isso, caros musicólatras, espero que tenham gostado. Bom final de semana a todos!



0 Musicólatras Comentaram: