sábado, novembro 13, 2010

Central Musical: anos 80

Continuando a visita aos blog parceiros, passaremos hoje pela Central Musical: anos 80 que, como o próprio nome diz, traz um painel musical da década de 80. Acompanhe o bate papo com o Rodrigo Nogueira, que também pilota o blog Sons, Filme e Afins.

Blog Central Musical


1. O que motivou a criação do blog?

Sempre me interessei por música e cinema e quando gosto de alguma coisa costumo investigar a fundo, então é normal quando encontro com meus amigos, estes temas surgirem em nossos papos. Alguns destes amigos me sugeriram que eu compartilhasse esse conhecimento adquirido em um livro ou blog. Fiquei relutante por um bom tempo, até que minha irmã me convenceu e eu comecei o Sons, Filmes & Afins. Mesmo sem saber direito o que fazer na blogosfera, nunca tive dúvidas sobre o que escreveria, só fiquei na dúvida se haveria pessoas interessadas em compartilhar comigo e onde encontrá-las.

2. Quando começou a se interessar pela blogosfera e porquê?

Logo que escrevi meu primeiro artigo - um apanhado de discos dos anos 50 que mais gosto - sabia que ninguém leria a não ser que eu conseguisse alguma forma eficiente de divulgar o blog. Com essa ideia, vasculhei o Google em busca de respostas e encontrei os metablogs. Lá descobri muitas coisas interessantes sobre como melhorar e encontrar as pessoas. A maneira mais interessante e prazerosa foi buscar outros blogs que tratavam dos mesmos assuntos que eu, assim, encontrei muita coisa boa e pessoas legais, muitas delas se tornaram parceiras e amigas.

3. Com que frequência você atualiza o blog?

As atualizações são diárias, alternadas entre meus dois blogs. A programação nos últimos tempos está assim:

Segundas: Série O que é? (Sons, Filmes & Afins) - costumo abordar de forma clara e objetiva, através de infográficos, um estilo musical, sem discriminações e disponibilizo uma playlist com músicas de exemplo.

Terças e Quintas (Central Musical: Anos 80) - Minhas resenhas de discos da década de 80. Atualmente, posto discos lançados no ano de 1980 e o disco em questão fica disponível para a audição direto no blog.

Quartas: Série Acervo Original (Sons, Filmes & Afins) - comento sobre a experiência de ter adquirido determinado disco, o que ele significa para mim, enfim, a abordagem costuma ser livre de formatos e de cunho pessoal. Dá para ouvir o álbum completo no blog.

Sextas: Série Filmes Indicados (Central Musical: Anos 80) - indicações de grandes filmes da década de 80. Ficha técnica, trailer e sinopse. Atualmente exploro o ano de 1980.

Sábados: Filmes (Sons, Filmes & Afins) - minhas resenhas e opiniões sobre filmes recentes, ou seja, que estão em cartaz nos cinemas ou acabaram de chegar às locadoras.

Domingos: Série 50 Obras Revolucionárias (Sons, Filmes & Afins) - a partir de uma seleção realizada por críticos especializados para a extinta revista Classic CD, sigo em uma contagem regressiva apontando as músicas eruditas consideradas mais revolucionárias e as justificativas. Aqui disponibilizo a obra para audição e download.

Também aos domingos, coloco no ar, nos dois blogs, a Rádio Polaina - que só toca anos 80, comigo e com minha filha nas locuções. Além das músicas, têm curiosidades e informações sobre o set-list.

4. Na sua opinião, qual a importância dos blogs na divulgação da cultura?

Pois é, essa é uma questão delicada, em teoria seria enorme, mas, por outro lado, há um grande risco de informações incorretas serem espalhadas de forma indiscriminada. Acho que todo blogueiro que quer disseminar cultura deveria ter um grande senso de responsabilidade para sempre apurar as informações antes de postar e estar pesquisando constantemente, dessa forma, acredito que a divulgação será  positiva.

5. Há quanto tempo você tem o blog?

Comecei os Sons, Filmes & Afins em setembro de 2009 e a Central Musical: Anos 80 foi ao ar em junho de 2010.

6.    Qual a proposta do blog?

Basicamente é provar que o universo musical é bem mais amplo do que o que a mídia nos mostra e que temos que estar abertos para conhecer coisas novas, pois acredito que nosso gosto musical nunca deve ficar estagnado, mas sempre em evolução. Meu lema nos blogs é "Nem tudo que é postado precisa ser gostado, mas por que não conhecido?"

7.    Que post ou série você considera como destaque no blog?

Acho a série 50 Obras Revolucionárias um verdadeiro divisor de águas para quem quer descobrir a essência da música e os caminhos que ela percorreu. Os textos são de críticos super conceituados (clique aqui).

Gosto muito de meus posts opinativos como o "Você Realmente Gosta de Música" (clique aqui) , "Coletânea? Não, Obrigado" (clique aqui) e o mais recente "Diversidade da Internet X Mentes Fechadas" (clique aqui) e dos guias, como "Quer Estudar Vilão? Confira Antes Estas Dicas" (clique aqui), "Mestres do Violoncelo" (clique aqui), etc.

8.    Qual a relação e a experiência do autor com a música?

Bem, eu sou fanático por música desde criança, na adolescência participei de algumas bandas como vocalista até me matricular em uma escola de música e me apaixonar por minha professora (que hoje é minha esposa). Estudei saxofone em conservatório, fiz bailes, casamentos, etc. Fui proprietário de uma escola de música e além do saxofone, ensinava teoria, harmonia, percepção musical e história da música por lá e também em outras escolas. Sou colecionador de LPs, CDs e MP3 e pesquisador auto-didata. Ah, e musicólatra! Atualmente não tenho trabalhado mais com música, a não ser nos blogs, mas acompanho a carreira de minha esposa como professora e musicoterapeuta.

É isso aí amigos Edison e Daniel, espero ter contribuído e muito obrigado pela oportunidade.

Amigos, esqueci de mencionar a série "O Brasil Não Conhece o Brasil" como uma de minhas favoritas! Nela desencavo ótimos artistas que por aluma razão não fizeram sucesso! Clique aqui para ver.

Abraços!



4 Musicólatras Comentaram:

Rodrigo Nogueira disse...

Olá amigos Musicólatras!

Muito obrigado pelo apoio e incentivo! É uma grande honra participar de seu blog.

Houve uma mudança radical recentemente na aparência da Central Musical: Anos 80, espero que os amigos não estranhem...

Abração!!

Edison Junior disse...

A honra é toda nossa!

Rafhael Vaz disse...

Muito bacana esta sua iniciativa Edison. Parabéns ao Edison pela iniciativa e ao Rodrigo pelo ótimo conteúdo do blog.

Abraços!!

Daniel disse...

Muito bom o blog Central Musica, assim como a entrevista.