quinta-feira, outubro 07, 2010

Sammy Davis Jr.


Pessoal, até a conclusão do meu curso devo continuar bem sumido, mas vou tentar aproveitar quando o post de meu blog tiver a ver com o daqui.

Sammy Davis, Jr. de Harlem, Nova Iorque, cantava, dançava, atuava, tocava vários instrumentos, apresentava programas de TV (foi o primeiro artista negro a conseguir estrelar o seu próprio programa de televisão) e fotografava. Aos 3 anos aprendeu a sapatear com o pai e fazia parte do grupo musical da familia, no Harlem. Aos 7 já estava no cinema. Em 1954, após lançar seu primeiro álbum, "Starring Sammy Davis Jr.", ficou meses afastado devido a um acidente automobilístico gravíssimo, que lhe custou a perda do olho esquerdo. Nos anos 60 pertenceu, ao lado de grandes nomes como Frank Sinatra, Shirley MacLaine e Dean Martin, ao famoso Rat Pack, grupo de artistas que atuava em shows nos cassinos de Las Vegas e em filmes como “Onze Homens e um Destino” lançado em 1960. Enfrentou muito preconceito racial durante a carreira, sendo inclusive impedido de se hospedar e fazer refeições nos hoteis em que cantava. Com o tempo e o sucesso estrondoso, passou a recusar ofertas desses estabelecimentosOutros episódios que criaram polêmica foi sua conversão ao judaísmo, o romance com Kim Novak e seu casamento com May Britt, uma atriz branca, loura e sueca. Sammy Davis Jr. faleceu dia 16 de Maio de 1990 em Beverly Hills, em decorrência de um câncer na garganta.

Abaixo segue uma performance divertidíssima de Sammy Davis Jr. cantando "Because of You" imitando as vozes de alguns artistas famosos como Nat King Cole, Tony Bennett, James Cagney, Jimmy Stewart, Cary Grant, e Jerry Lewis mostrando seu talento artístico frente à TV.


Cantando "Birth Of The Blues" ao vivo:


Ótima apresentação onde canta "Mr. Bojangles" com uma roupa que, ao menos hoje, soa engraçadíssima:



2 Musicólatras Comentaram:

Edison Junior disse...

Ué... eu podia jurar que já tinha comentado aqui... belo post! Muito legal essa história dele se recusar onde já o haviam discriminado.

Rafhael Vaz disse...

Hahahah, vc comentou foi no post do Sammy Davis Jr. do meu blog. Concordo qto às recusas.

ABraços!