quinta-feira, outubro 14, 2010



Olá.

Após uma dolorida ausência volto a escrever nesse espaço que me é tão querido.


Esse feriado assisti um concerto em Poços de Caldas com a Sinfônica de Poços de Caldas que há 3 anos participa da Sinfonia das Águas, junto com bailarinos, jovens instrumentistas e cantores.


O programa do concerto foi dividido em 3 partes :

  • Trilha dos Desenhos de Hanna Barbera e outros..
  • John Williams
  • Villa-Lobos
Na primeira parte foram interpretados temas de desenhos como Animaniacs, The Simpsons, Pantera Cor de Rosa, Os Jetsons, Os Flintstones.


O tema mais aplaudido foi da Pantera Cor de Rosa, de Henry Mancini, que eu acho sensacional, lembro-me quando criança de correr pra sala toda vez que eu ouvia a música. Outro tema que eu não me lembrava mais era dos Jetsons, desenho futurista bem mais interessante que os de atualmente.


A segunda parte foi a melhor para mim, sou fã de John Williams. A sinfônica começou muito bem, interpretando logo de início o tema de Tubarão, depois de uma ótima participação do público emitindo gritos a cada compasso à pedido do maestro.

O segundo tema foi STAR WARS, nem preciso dizer que foi a Marcha Imperial, o tema de Darth Vader, que me arrepiou logo nos primeiros acordes.


Após esses dois temas tão conhecidos, a sinfônica tocou outro tema de Star Wars, e para fechar esse bloco o tema de Jurassic Park.

No terceiro bloco, a sinfônica interpretou as Bachianas n° 4, se não me engano (não foi distribuído nenhum folheto com o programa).

Houve alguns trechos de músicas napolitanas interpretadas por 2 cantores e mais alguns temas.

O que me surpreendeu foi a quantidade de pessoas na praça para assistir, mais uma prova de que a música erudita ganha espaço cada vez maior em nossa vida, apesar de receber ínfimos incentivos do governo tanto para eventos desse tipo como ajuda à estudantes.

Espero que gostem dos vídeos.

Marcello Lopes



5 Musicólatras Comentaram:

Edison Junior disse...

Fantásticos os vídeos que você escolheu! Essa da Pantera é um clássico da minha infância!

Daniel disse...

muito legal. O tema da Pantera é classico rs.

Marcello disse...

Oi edison, da NOSSA infância, na época que eu assistia tv passava desenhos ótimos como a Corrida Maluca, Jetsons, Flinstones, Pantera cor de rosa, pica pau, thundercats, caverna do dragão e até savamu !!! rs

Saudades.

Grande abraço

Emmanuella disse...

Poxa, e eu que sou meio que caçula aqui, isso tudo ainda era parte da minha infância, hahah

Muito bons mesmo! Aqui na minha cidade não tem nada disso, este tipo de arte passa meio longe de Goiás. Mas quem sabe, um dia.

Marcello disse...

Oi Manu...

Realmente a cultura anda longe do lugares que não fazem parte do eixo RJ-SP, mesmo BH onde eu moro atualmente, é complicado se fazer um programa cultural.

Bjs