sexta-feira, outubro 01, 2010

Cole Porter

Cole Porter Talvez você não saiba quem foi Cole Porter, mas certamente conhece inúmeras de suas músicas. Compositor inspiradíssimo, legou-nos clássicos imortais. Uma espécie de Tom Jobim americano.

Cole Porter nasceu em 1891, em Peru, Indiana, no seio de uma família abastada. Foi casado por 34 anos com Linda Lee Thomas, divorciada e 8 anos mais velha que ele, mas mantinha uma agitada vida dupla – e não muito discreta para os padrões da época – homossexual. Morou em Paris nos anos 20, quando esta era a meca dos intelectuais. Suas sofisticadas composições foram largamente utilizadas nos musicais da Broadway e no cinema. Em 1937 sofreu uma queda cavalgando da qual nunca se recuperou totalmente. Ficou dependente de muletas e  cadeira de rodas, mas não parou de compor. No entanto, as fortes dores que sentia, as drogas e as mais de 30 cirurgias a que foi submetido o deixaram deprimido. Em 1958 teve sua perna direita amputada e, enfim, parou de compor. Morreu aos 73 anos e foi enterrado em sua terra natal.

Ouça uma de suas músicas mais famosas, Night and Day, por uma de suas melhores intérpretes, Ella Fitzgerald - que nos deixou 2 songbooks de Cole Porter (os quais recomendo fortemente aos Musicólatras passantes!)


A sofisticação de Cole ficava também muito bem na voz de Frank Sinatra (aliás, poucas coisas não ficavam boas na voz dele). Aqui, Old Blue Eyes interpreta I’ve got you under my skin.


O vídeo abaixo tem vários trechos do filme De-Lovely, Vida e Amores de Cole Porter, um filme tão genial quanto o biografado (embora essa minha opinião sobre o filme não seja uma unanimidade). Aqui a música Let’s do it, como no filme, é interpretada por Alanis Morissette.


Em tempo, Let´s do it ganhou uma versão brasileira cantada por Chico Buarque e Elza Soares, que se chamou Façamos (vamos amar).

Por fim, Love for Sale, na famosa e suingadíssima versão da Orquestra de Buddy Rich.


Para quem se interessou pelo filme, veja o trailler aqui (bom, na verdade você vai ser redirecionado ao YouTube):


Um fim de semana cheio de suingue a todos!



0 Musicólatras Comentaram: