terça-feira, setembro 07, 2010

John Pizzarelli: Um guitarrista diferenciado

"O guitarrista e vocalista de jazz John Pizzarelli é tecnicamente um artista com uma voz macia, presença de palco encantadora e destreza para suingar no tempo certo. Tocando freqüentemente com um trio sem bateria, Pizzarelli encontrou seu nicho musical que cobre tanto os standards de jazz quanto a canção popular americana." (Clube de Jazz)

Já estava na hora de falar sobre o John Pizzarelli aqui no Musicólatras. Se hoje eu conheço um pouco de jazz, devo isso a ele. Na verdade comecei a ouvir jazz/blues por causa do Programa do Jô e o primeiro CD de jazz que eu comprei foi do sexteto. Depois de ouvir as músicas e graças à internet, pesquisei músico por músico e com isso passei há conhecer um pouco mais. Apesar disso, meu envolvimento com o jazz não era dos melhores, até assistir a entrevista do John Pizzarelli no Programa do Jô. Não lembro o ano, mais deveria ser por volta de 2004, já que ele na ocasião tocou a música “Soares Samba”, que está no álbum “Bossa Nova”. O jeito com que ele tocava e cantava, sabendo dosar e aliar a sutileza com velocidade, me vez ver o jazz com outros olhos. Depois desse dia, comecei pesquisar sobre John Pizzarelli e a conhecer o seu trabalho, e graças a sua música o meu conhecimento sobre o jazz só vem aumentando a cada dia.

John Pizzarelli nasceu dia 06 de Abril de 1960, em Paterson, Nova Jérsei. John começou a tocar aos seis anos de idade e teve seu pai, o guitarrista Bucky Pizzarelli, como mestre e incentivador. A música sempre esteve presente em sua vida, em uma entrevista John disse que na casa dos seus pais a guitarra ficava no sofá da sala, era só chegar e tocar, caso errasse uma nota, o seu pai de longe o avisava. John tocou com seu pai desde cedo e isso o ajudou muito, principalmente por que teve contato direto com a música e os músicos daquela época e do passado, como por exemplo, Erroll Garner, Les Paul e Django Reinhardt. Depois dessa experiência ao lado do seu pai e já maior de idade, John decidiu seguir seu caminho e aos vinte e três anos de idade, o guitarrista lançou o seu álbum de estreia, “I’m Hip – Plese, Don’t Tell My Father” (1983). A maneira de tocar e a habilidade em regravar standards do jazz e da música americana, fez com que John Pizzarelli ficasse exposto à comparações com outras lendas do jazz e também para que ganhasse notoriedade. Em 1993 o John Pizzarelli Trio foi convidado para abrir os shows da turnê internacional do Frank Sinatra e depois tocaram na celebração do 80º aniversário do cantor no Carnegie Hall.

A carreira do guitarrista sempre foi notável, sempre com muita elegância e humor, John Pizzarelli soube ao longo dos anos manter-se no cenário do jazz e com isso ganhando cada vez mais respeito e elogios. Pizzarelli nunca escondeu sua admiração por alguns músicos, o guitarrista já gravou dois álbuns – “P.S Mr. Cole” e “Dear Mr. Cole” – em homenagem ao pianista/vocalista Nat King Cole, que Pizzarelli considera sua grande influência na música, inclusive chegou a ter o seu trio comparado ao do pianista, claro que o guitarrista encara isso como um grande elogio, também gravou o “Meets The Beatles” em homenagem ao quarteto de Liverpool, esse álbum que por sinal é fantástico, com releituras de vários clássicos dos Beatles, Frank Sinatra foi homenageado no “Dear Mr. Sinatra”, John também mostrou sua admiração e paixão pela música brasileira, ao gravar em 2004 o álbum “Bossa Nova”, com canções consagradas na voz de Tom Jobim como “Águas de Março”, “Garota de Ipanema”, “Desafinado”, “Samba de uma nota Só” – todas cantadas em inglês – e teve até uma homenagem ao Jô Soares na música “Soares Samba”, e o álbum “Brazil” com a cantora Rosemary Clooney, o guitarrista também gravou um álbum “The Rare Delight of You”, ao lado do pianista George Shering e recentemente lançou o álbum “Rockin' In Rhythm A Duke Ellington Tribute” em homenagem a Duke Ellington. Mais não parou por ai, John também gravou álbuns apenas com Standards do jazz e da música americana, como foi o caso do “Let There Be Love”, “Kisses in The Rain” – um álbum de canções melódicas e que foi gravado ao vivo dentro do estúdio -, “New Standarts”, “Knowing You”, álbum que presta uma homenagem aos vários músicos e compositores que Pizzarelli teve o prazer de tocar ou apenas conhecer durante a carreira, “Our Love is Here To Stay”, um álbum com canções clássicas do jazz e um ritmo mais swingado e “Let’s Share Christmas”, com regravações de músicas natalinas. Em 2003 para comemorar os 10 anos do John Pizzarelli Trio foi lançado o excepcional “Live at Birdland”.

Pizzarelli também fez diversas participações, esteve presente nos álbuns da cantora e sua esposa Jessica Molaskey, gravou ao lado do seu pai Bucky Pizzarelli em várias ocasiões, foi parceiro no álbum do violinista Aaron Weinstein e do guitarrista Davy Mooney, entre outras participações e gravações. John também lançou o seu programa de rádio (Radio Deluxe) junto com sua esposa, os membros do trio e alguns convidados. O programa vai ao ar nos fins de semana, o conteúdo claro é muita música, informação e bom humor. Nos EUA o guitarrista está sempre em evidência, principalmente em programas de TV (a nível nacional), como por exemplo, The Late Show com David Letterman, The Tonight Show com Jay Leno e vários outros. Já no Brasil toda vez que o guitarrista se apresenta em uma turnê, também é presença mais do que garantida na TV, como no Programa do Jô e recentemente no Todo Seu (TV Gazeta) com Ronnie Von. Pizzarelli esteve no Brasil em 2010, para divulgar o seu último álbum e se apresentou em São Paulo, Santos e no Festival em Paraty (RJ).

Como disse no começo o texto, o blog Musicólatras merecia uma postagem sobre esse guitarrista fantástico chamado John Pizzarelli. O jazz passou por várias transformações ao longo dos anos, muitas novidades, grandes músicos que escreveram um capitulo a parte dentro do jazz. E aos 50 anos de idade, John Pizzarelli ainda tem muita carreira pela frente, tempo de sobra para continuar escrevendo sua história e brindando os fãs com álbuns de qualidade.

Falar do John Pizzarelli é algo muito prazeroso pra mim, pois se conheço 5% de jazz é por causa dele e meu único dever como um fã (infelizmente ainda não cumprido) é ir a um show dele, mais isso em breve irá acontecer. Para quem ainda não teve o privilégio de ouvir a música do Pizzarelli, não perca tempo, veja os vídeos e se der escute os álbuns, com certeza não irá se arrepender. Boa Audição !

Discografia John Pizzarelli Trio


1983 – “I’m Hip – Please Don’t Tell My Father” (Stash Records)
1985 – “Hit That Jive Jack!” (Stash Records)
1987 – “Sing! Sing! Sing!” (P-Vine Records)
1988 – “One Night With You” (Chesky Records)
1990 – “My Blue Heaven” (Chesky Records)
1992 – “All Of Me” (Novus Records)
1993 – “Naturally” (Novus Records)
1994 – "Dear Mr. Cole” (Novus/RCA)
1994 – “New Standards” (Novus Records)
1996 – “After Hours” (Novus Records)
1996 – “Let’s Share Christmas” (RCA Records)
1997 – “Our Love Is Here To Stay” (RCA Records)
1998 – “Meets The Beatles” (RCA Records)
1999 – “P.S. Mr. Cole” (RCA Records)
2000 – “Kisses In The Rain” (Telarc Records)
2000 – “Let There Be Love” (Telarc Records)
2002 – “The Rare Delight Of You” (Telarc Records)
2002 - "Best of John Pizzarelli" (BMG Records)
2003 – “Live at Birdland” (Telarc Records)
2004 – “Bossa Nova” (Telarc Records)
2005 – “Knowing You” (Telarc Records)
2006 – “Dear Mr. Sinatra” (Telarc Records)
2007 - "Generations"(Arbors Records)
2008 – “With a Song in My Heart” (Telarc Records)
2010 – “Rockin' In Rhythm A Duke Ellington Tribute” (Telarc Records)

John Pizzarelli Trio - "Route 66"



John Pizzarelli no Programa Todo Seu (TV Gazeta) - Parte 1



John Pizzarelli no Programa Todo Seu (TV Gazeta) - Parte 2



Site Oficial: John Pizzarelli



3 Musicólatras Comentaram:

Edison Junior disse...

Pizzarelli é fantástico. Não me admira você ser tão fã dele. Ótimo post! Ele demorou para aparecer por aqui.

Daniel disse...

Com certeza Edison. Estava mais do que na hora essa postagem..rs

Obrigado pelo comentário.

Abraço

Guilherme M disse...

Muito bom o blog

Se não se importarem podemos fechar parceria

http://www.areadorocknroll.blogspot.com/

Divulgue seu blog na área do rock n roll,um blog divulgador.

www.destroyerockcity.blogspot.com