domingo, setembro 19, 2010

Corey Harris

Olá Musicólatras...

Hoje vou falar sobre um bluesman pouco conhecido no Brasil o grande Corey Harris. Conheci esse bluesman através da serie “Blues Uma Viagem Musical” do diretor Martin Scorsese que esta sendo transmidita pela Tv Cultura. Apesar de ser um autentico bluesman Corey é um dos poucos músicos que fundem o blues a outros estilos, muitas vezes inusitados como o reggae e o hip hop, mas sempre rendendo ótimos resultados.

Biografia

Um disco ouvido aos 12 anos com a mãe traçou a vida de Corey Harris. Na sua casa em Denver onde nasceu em 21 Fevereiro de 1969, uma lenda do blues enchia o ar de sons: Lightnin’ Hopkins. Iniciou assim um percurso que o levou desde os blues mais tradicionais até as mais contemporâneas expressões do gênero.

Formado em Antropologia, Corey Harris esteve em Camarões, África, para uma pós-graduação em lingüística, onde passa também a estudar as poliritmias complexas da música local. De volta aos EUA começou a tocar profissionalmente em clubes de New Orleans.

Em 1995 gravou o primeiro álbum “Between Midnight and Day” . O álbum é muito bem recebido pela critica, sendo apontado como um disco de valor importante da nova geração do blues.

Em 1997 grava Fish Ain’t Bitin, onde mistura nas suas composições uma sessão de sopros ao estilo típico de New Orleans. No ano seguinte colabora com a dupla Billy Bragg & Wilco no projeto Mermald Avenue, em torno da música de Woody Guthrie. Em 1999 grava Greens from the Garden com o pianista Henry Butler, que muitos críticos consideram ser o seu trabalho mais importante e onde os blues se misturam com o funk, R&B e até com reggae e hip-hop. No ano seguinte volta a gravar com Butler o soberbo álbum de blues do Delta intitulado Vu-Du Menz.

Em 2002 lança Downhone Sophisticate, de sonoridade mais elétrica, onde explora influências africanas e latinas; seguem-se o maravilhoso Mississippi to Mali em 2003 e Daily Bread em 2005. Uma viagem a Jamaica acaba por ser decisiva para o som dos dois álbuns que se seguem, Zion Crossroads em 2007 e Blu, Black, já em 2009.

Corey Harris é o protagonista de um dos episódios da série Blues Uma Viagem Musical, produzida por Martin Scorsese.





2 Musicólatras Comentaram:

Edison Junior disse...

Legal o som do Corey, não o conhecia. Os dois vídeos que você postou são blues tocados em estilos bem tradicionais. Vou procurar esse que é misturado com reggae.

Silver disse...

Opa. Mandaram um comentário lá na Combe do Iommi perguntando sobre parcerias. Adicionamos o link de vocês por lá, falta nos adicionar agora hehe.

http://combe-do-iommi.blogspot.com/

Abraço!