domingo, agosto 15, 2010

Olá musicólatras...

Depois de dois post´s falando sobre o blues feito no Brasil, resolvi que deveria divulgar outros estilos feito por brasileiros. Hoje em especial darei dicas de nomes do Jazz Brasileiro, que assim como em outros estilos possui músicos de primeira qualidade que são de certa forma ignorados pela mídia e acabam não sendo conhecidos pelo grande publico. Espero que essa serie de post´s ajude numa divulgação maior da musica brasileira.


Michel Leme: Considerado tanto pelos músicos, como pela crítica, um dos grandes mestres da improvisação, o artista que neste ano completa 20 anos de carreira. Possui como uma de suas características principais uma impressionante vontade de tocar, o que o levou a realizar mais de 160 apresentações no ano de 2009





Romero Lubambo: Nasceu no Rio de Janeiro em 1955 e estudou piano clássico e teoria musical desde muito novo. Aos treze anos aprendeu a tocar violão, e passou a se dedicar inteiramente a esse instrumento. Segundo a revista Jazziz "O guitarrista Romero Lubambo pode ser o melhor preparador de seu instrumento no mundo...ele tem uma habilidade, criatividade e energia toda própria e especial".


Video que mostra o incrivel encontro de Romero Lubambo e Cesar Camargo Mariano


Diego Figueiredo: “Diego Figueiredo foi um dos maiores monstros da guitarra que eu presenciei. Ele pertence a uma nova geração da guitarra e tem uma maneira única de tocar. Com certeza ele dará continuidade na historia da guitarra e do jazz”.
(George Benson)
Qualquer comentário seria pouco! Não preciso dizer mais nada.





Victor Biglione: Guitarrista argentino radicado no Brasil, foi integrante do conjunto A Cor do Som no início da década de 80. Mais tarde tocou ao lado de Ivan Lins, Emílio Santiago, Marcos Valle, Marina, Fátima Guedes, Sergio Mendes, Gal Costa, Wagner Tiso. Consagrado como guitarrista principalmente de jazz e fusion, lançou o primeiro disco solo, "Victor Biglione", em 1986. Atuando também como compositor, desenvolveu trabalho ao lado do pianista Marcos Ariel, que resultou no disco "Duo Volume I" em 1994, depois do sexto disco solo de Biglione. Tocou também ao lado de Andy Summers, ex-guitarrista do grupo The Police, e desse trabalhou resultou o disco "Strings of Desire", de 1998. Além de várias participações em show e discos, compôs em 1996 a trilha sonora do filme "Como Nascem os Anjos".





Hélio Delmiro: Renomado Guitarrista, atua desde 1965 quando formou o grupo Formula 7. A partir de então passa a ser requisitado por estrelas como Elizete, Marlene, Elza Soares, Miltinho e Dóris Monteiro e pelos maestros Nelsinho e Carlos Monteiro de Souza. Passou três anos com Elis Regina, gravando com a cantora e Tom Jobim. Sua carreira solo é repleta de albums que são verdadeiras jóias, altamente recomendados a quem gosta de boa musica.





Heraldo do Monte: Além de excelente guitarrista Heraldo toca com fluência cavaquinho,viola e contrabaixo, além de ser um ótimo compositor e arranjador. Heraldo do Monte já foi considerado por Joe Pass como o melhor guitarrista do mundo. Gravou ao lado de Elis Regina, Quinteto Violado, Michel Legrand, Zimbo Trio, Hermeto Pascoal e outros, além de se apresentar em grandes festivais de música ao redor do mundo, como em Montreux, Montreal e Cuba.




Esse post tem como único intuito divulgar a musica brasileira, peço desculpas se deixei nomes de fora do post mas antes de qualquer nome o que vale aqui é a divulgação da nossa musica!



2 Musicólatras Comentaram:

Edison Junior disse...

Sensacionais, todos eles. O trabalho do Heraldo do Monte com o Zimbo Trio eu conheço. Vi o show ao vivo em meados dos anos 70 e tinha o LP. Pena que nem todas as músicas foram transformadas em CD. Muito bom o post.

Daniel disse...

Sensacional o post. Ouvi um por um e curti todos...rs

E como te falei Thiago, encontrei alguns álbuns da década de 80 dos guitarristas Victor Biglione e Heraldo do Monte. Só que ainda não ouvi..rs.

Abraço