domingo, agosto 08, 2010

Olá Musicólatras...

Conforme combinado na semana passada, hoje continuarei o post sobre os nomes do blues brasileiro. Hoje citarei músicos do puro blues e também músicos que bebem da fonte blueseira para compor e tocar.


Marcos Ottaviano & Kiko Moura: Formado em 2004, Marcos Ottaviano & Kiko Moura Project leva para os palcos o melhor do Blues, R&B, Rock e Country em performances instrumentais de tirar o fôlego. Elogiado pela crítica especializada e por músicos como B.B. King, Ron Wood, John Pizzarelli, Magic Slim e Scott Henderson. Preciso dizer mais alguma coisa?!? Mas vale lembrar que Ottaviano é um pioneiro no gênero, criou a Companhia Paulista de Blues em 1991 (sendo um dos grupos responsáveis pelo começo do movimento blues em São Paulo) E atuou na excelente banda Blue Jeans por 13 anos.




Video da banda Blue Jeans do guitarristas Marcos Ottaviano



Faiska: Sem duvidas um dos melhores guitarristas do pais, Faiska “surfa por algumas ondas musicais” mas sempre deixando claro que seu lance é o blues e o rock and roll. Já tocou com renomados músicos, tais como: Edu Ardanuy, Rafael Bittencourt, Mozart Mello e outras feras. Recomendo a todos que assistam um de seus workshops, são uma verdadeira lição de musicalidade.





Prado Blues Band: Swing Jazz dos anos 30 e 40 fundido com o Jump Blues ou West Coast Blues, acelerado e dançante. No show a banda busca a maior fidelidade ao estilo tanto nos equipamentos originais da época e também no figurino e repertório que varia desde versões de Little Walter a Ray Charles (texto original: blog Jazz e Rock)





Mauricio Sahady: Na estrada desde 1989 esse excelente guitarrista carioca leva a bandeira do blues, difundindo o estilo em outros lugares fora do circuito convencional. Já tocou com feras do cenário nacional, como, Jefferson Gonçalves, Flávio Guimarães, Otávio Rocha (Blues Etílicos) e Ed Motta.





Café com Blues: Essa banda baiana é talvez a mais autentica representante do Blues Brasileiro. Um dos grandes destaques é a mistura de instrumentos pouco tradicionais no blues, tais como a viola caipira, o pandeiro e até mesmo o berimbau. Toda essa mistura unida ao som mais tradicional do blues resulta numa sonoridade única e talvez na mais brasileira blues band!.



4 Musicólatras Comentaram:

Edison Junior disse...

Quanta coisa boa!

Daniel disse...

Só dica preciosa nesse post. Não conheço grande parte, mas vendo os videos curti a maioria, depois vou sair a caça de algum CD para conhecer melhor.

Valeu Teberga. Abraço

Marcello disse...

Não conhecia alguns deles.
ótima dica Thiago.

Thiago disse...

Valeu...realmente o brazilian blues é do ca....ramba(rs) mesmo!