sexta-feira, agosto 13, 2010

Montreux Jazz Festival – 16/07/1975

Montreux

O Festival de Jazz de Montreux é realizado desde 1967 na Suíça. Anualmente, a simpática cidadezinha de Montreux recebe por duas semanas as maiores feras do jazz mundial que atraem um público de 200.000 pessoas. Desde a década de 70, passou a apresentar outros estilos também. Por ali já passaram, Ella Fitzgerald, Nina Simone, Bill Evans, Miles Davis, Elis Regina, Milton Nascimento, Hermeto Pascoal e tantos outros.

16 de julho de 1975 tinha tudo para ser mais uma grande noite e entrar para a história do festival. Quem subiu ao palco foi o grupo Oscar Peterson Big 6, composto por Milt Jackson (vibrafone), Joe Pass (guitarra), Toots Thielmans (harmônica), Niels-Henning Orsted Pedersen (baixo), Louis Bellson (bateria) e, claro, Oscar Peterson (piano).

Musicólatras, deliciai-vos com as músicas dessa apresentação! Definitivamente, não foi uma noite qualquer, nem mesmo para os padrões de Montreux.

A primeira música do programa foi Au Privave, de Charlie Parker. O blues foi tocado em ritmo rápido, mas não muito, só para aquecimento. Os solos vão se alternando e aos poucos os músicos vão se soltando.


Terminado o aquecimento, eles atacaram de Here’s That Rainy Day, de Burke e Van Heusen. Maravilha o solo de Jackson.


Poor Buttelfly é uma música mais lenta, quase meditativa:


E a noite terminou com a agitadíssima Reunion Blues, de Milt Jackson, com um solo espetacular de Bellson no final – gosto especialmente de como ele termina seu solo e chama o grupo de volta ao tema.


Abraços e um fim de semana cheio de música para vocês!



1 Musicólatras Comentaram:

Daniel disse...

Bom demais...jazz da melhor qualidade. Eu já tinha ouvido falar desse festival, mas nunca escutei nenhuma gravação desse tipo.

Eu infelizmente conheço muito pouco da discografia do Oscar Peterson. Depois vou ver se encontro para baixar essa apresentação.

Abraço