terça-feira, julho 27, 2010

Video Games Live

Hoje vou falar sobre um projeto que descobri recentemente através da TV Cultura.

Antes preciso fazer uma pergunta: Quem aqui é fissurado por games ?

A pergunta soa um pouco estranha em uma comunidade voltada para música, mas em se tratando do assunto, é perfeitamente normal. Trata-se do Video Games Live. Segue abaixo um texto, que eu retirei do site do projeto e que explica a idéia e como ela funciona.

O Video Games Live é um show que executa músicas dos mais populares games de todos os tempos. As melhores orquestras e corais se apresentam junto a vídeo e arranjos exclusivos de maneira sincronizada com luzes, solistas e segmentos interativos, criando uma experiência de entretenimento única.

O conceito, criado por Tommy Tallarico e Jack Wall, dois grandes músicos veteranos da indústria de games, serve não só para mostrar a evolução acelerada dos vídeo games, mas também o suporte que essa tecnologia tem a oferecer à arte e à cultura. O Video Game Live é uma proposta de entretenimento impar, reunindo num mesmo evento novas gerações de amantes dos games, da música pop e fãs da música clássica, oferecendo uma experiência sem precedentes para toda a família. O poder e emoção de uma orquestra sinfônica misturada à excitação e energia de um show de rock, a interatividade dos vídeo games com luzes, som e imagens, tudo completamente sincronizado com tecnologia de ponta. O Video Games Live não é apenas um concerto, é uma celebração de toda a indústria dos vídeo games que pessoas de todas as idades e todos os segmentos vão adorar.

A trilha sonora inclui: Super Mario Bros, Zelda, Halo, Metal Gear Solid, Warcraft, Myst, Final Fantasy, God Of War, Kingdom Hearts, Castlevania, Medal of Honor, Sonic, Tron,Tomb Raider, Advent Rising, Headhunter, Beyond Good & Evil, Splinter Cell, Ghost Recon, Rainbow Six, EverQuest II e um especial com músicas dos árcades clássicos com mais de 20 faixas de games que vão de Pong a Donkey Kong.

Seja pelo poder ou pela paixão de ouvir a trilha sonora dos mais recentes blockbusters ou pela emoção de relembrar clássicos com os quais você cresceu, Video Games Live é um concerto inesquecível. (Fonte: Video Games Live )




O VGL volta ao Brasil em 2010, pelo quarto ano consecutivo. A turnê, que passará pelo; Rio de Janeiro (04/10 - Canecão), São Paulo (07/10 - HSBC), Salvador (01/10 - Teatro Castro Alves) e Belo Horizonte (30/09 – Palácio das Artes). Portanto se você tiver interessado, fique atendo.

Outro ponto interessante é em relação ao set list do concerto, que é escolhido pelo público através de uma votação no site oficial. Durante o evento acontece concursos de Cosplay, onde o público escolhe a melhor caracterização e também o concurso Guitar Hero, onde o melhor guitarrista (selecionado no pré-show) sobe ao palco para tocar ao lado da orquestra. O projeto também lançou um álbum - "Volume One" - em 2008 e contém algumas trilhas sonoras.

No Brasil o maestro será Jack Wall, ele irá reger a Orquestra Sinfônica Villa-Lobos, que é composta por 43 músicos.

Inclusive sobre isso, tive um pouco de dúvida (e gostaria dessa informação, caso alguém souber). Eu pensei que era uma única Orquestra que viajava pelo mundo, porém ao ler algumas matérias, me deparei com essa informação sobre a Orquestra Villa-Lobos e bateu a dúvida, se em cada país aonde o VGL se apresenta, é escolhida uma Orquestra local. Apesar de achar que é assim, não encontrei tão informação.

No mais é isso ai, espero que tenham gostado do assunto, eu particularmente curto muito vídeo game e claro a música. E não tem como negar, que a produção musical do game, faz toda uma diferença na hora de jogar, a música tem esse poder de criar sensações diversas no jogador. E vendo por esse lado, é notável a evolução da música ao longo dos anos, bem como a tecnologia empregada nos gráficos dos jogos.

Segue abaixo alguns vídeos.

Video Games Live - Trailer


Video Games Live "God of War" (Live in Toronto)


Video Games Live - "Civilization IV" (Trailer)


Site Oficial: Video Games Live

Site Oficial Turnê Brasil 2010: Clique Aqui



3 Musicólatras Comentaram:

Edison Junior disse...

Não curto muito video games, mas
as músicas são muito boas. É engraçado ouvi-las asssim tocadas ao vivo, ficam bem melhores.
Como eu te falei, minhas últimas tentativas de ser feliz com games foi com o Sonic, e a p... da música está grudada na minha cabeça até hoje (póin-póin-póin-póin-póin-póin-póóin-póóin-póóin-póin-póin). Abraços.

Marcello disse...

Cara

Dia 30/09 estarei no Palácio das Artes pra curtir esse espetáculo, vale a pena.

Parabéns pelo post.

Rafhael Vaz disse...

Também sou viciado em vídeo game, as músicas realmente marcam. Quem nunca soltou um sorriso ao, inesperadamente ouvir a música de um jogo do snes, master system ou mega drive que era viciado?? Gostei da idéia. Pena que, possivelmente, não terei a oportunidade de estar conferindo de perto.

Ótima postagem Marcello!!

Abraços!!