segunda-feira, julho 26, 2010

O Punk e A Ciência

Um olá envergonhado aos meus colegas de blog e leitores. Faz tempo que não passo por aqui, mas não perdi nenhum post. O que eu vou postar hoje já é uma ideia que eu tive há semanas e nunca achei a disposição pra concretizá-la. Agora ou vai ou racha!

Pra desviar um pouco do assunto das últimas postagens, vim eu aqui interromper com o meu infame Punk Rock. Mas não da maneira suja e anarquista como muitas pessoas o veem... Quero mostrar uma coisa legal que talvez muita gente não saiba.

Embora o movimento Punk setentista tenha se caracterizado pela juventude "sem futuro" que queria oportunidades na vida e, principalmente, se fazer ouvir, com o passar das décadas alguns dos porta-vozes da geração realmente conseguiram ir adiante: parte deles seguiu uma vida acadêmica e ostenta títulos que são difíceis de associar à pessoa que lidera uma banda de punk rock. Dentre as suas várias áreas de formação, selecionei aqui aqueles que seguiram pelo caminho que eu escolhi: a Ciência.




Greg Graffin: Greg é conhecido por ser fundador e vocalista da influente Bad Religion, desde 1979. Notavelmente, Graffin é formado em Antropologia e Geologia, tem título de Mestre em Geologia e atualmente é Ph.D. em Zoologia. Entre uma apresentação e outra do Bad Religion, Greg Graffin é professor da UCLA (Universidade da Califórnia), onde ministra Biologia e Paleontologia.




Dexter Holland: O vocalista do The Offspring quase seguiu pelo mesmo caminho. Ele é bacharel em Biologia e tem mestrado em Biologia Molecular. Chegou a ser candidato ao Ph.D. em Biologia Molecular, mas abandonou a opção por querer se focar mais na banda.





Milo Aukerman: Milo é o vocalista da pioneira do pop-punk Descendents, e sua caricatura foi capa de vários discos da banda. O corajoso Milo tem Ph.D. em Bioquímica, e é por conta de suas pesquisas que a banda normalmente passa grandes períodos inativa.

Fora do Punk, acredito que o nosso maior exemplo de músico-cientista seja Brian May, guitarrista do Queen. May é formado em Física e Matemática e tem Ph.D. em Astrofísica.


Bad Religion: Stranger Than Fiction

The Offspring: Why Don't You Get A Job?

Descendents: Bikeage



6 Musicólatras Comentaram:

Rafhael Vaz disse...

Aeeee!! Olha quem voltou!! \o// (como se eu estivesse sempre presente)

Me amarrei no post, nunca tinha pensado em um deste tipo.

Engraçado como a foto de óculos do Greg Graffin denuncia. O Dexter Holland fez o que os pais rezam para não acontecer na casa deles: ver o filho trocar o estudo pela banda punk (se bem que no caso já era para ser Ph.D).

Ainda no punk, talvez coubesse aí Weezer. Pouco sei sobre a história dos integrantes, mas são mudialmente conhecidos como nerd rock.

Ah, achei outros exemplos aqui: http://www.sonzeira.com.br/musica/2010/03/top-10-nerds-do-mundo-da-musica/

Bjos

Edison Junior disse...

Bem legal o post. Nunca me ocorreu pensar de que vivem esses caras depois que a banda se desfaz.

Emmanuella disse...

Rafhael, é verdade, ainda tinha o Weezer pra colocar; também soube de outros nerds, mas quis me focar mesmo na Biologia e coisas assim por um certo orgulho pessoal, hahahah

Ana Cláudia disse...

Urgh! Bioquímica... Corajoso mesmo!

Nossos ilustres colegas!

É bom ver que ciência e música andam de mãos dadas por aí!

Lembra que a gente pirava de fazer uma banda que tivesse tudo a ver com ciências, a Lutzomia!!! uauhaauh Adoro!

Bjoo

Emmanuella disse...

NOSSA, eu tinha esquecido completamente da Lutzomia!! Como pode acontecer isso?? HAHAHAHAH

(eu imagino como, o meu cérebro apagou todo e qualquer conhecimento bioquímico... exceto que "O carbônio com asterístico é prástico".)

Marcello disse...

Manu...

Parabéns, é legal saber que alguns cantores tem um background intelectual acima da média.

Volte mais vezes....