quinta-feira, julho 01, 2010

Livro


Todos que me conhecem sabem que eu sou fanático por Jazz, não só pela sonoridade incrível, mas pela história social que esse gênero musical teve nos EUA, e foi uma ferramenta importante de inserção dos negros na comunidade, ajudou-os a combater a segregação racial e lhes deu uma vantagem absurda sobre os brancos até hoje, por que em minha opinião todos os negros que surgiram na vida social americana eram muito melhores e mais criativos que os brancos.

O livro Jazz Life foi uma cooperação entre o escritor William Claxton e o fotógrafo e musicologista alemão Joachim E. Berendt que através dos EUA foram em busca da história do Jazz, o ano era 1960, e através das câmeras e do texto puderam construir uma história que é ao mesmo tempo musical e social de um país que creceu dividido e integrou-se através da música.

Nele podemos visualizar artistas que criaram a história musical americana, monstros sagrados como Miles Davis, Ella Fitzgerald e Ray Charles fotografados em instantes de pura magia.


O livro é riquíssimo em fotografias de grandes músicos como Ornette Coleman, Mahalia Jackson, Bill Evans, e o texto de William é uma aula de história, escrita em 3 línguas, inglês, francês e alemão.








Marcello Lopes



3 Musicólatras Comentaram:

Daniel disse...

Parece ser muito interessante mesmo. Uma pena não ter sido traduzido para o português.

Alias Marcello, você conhece algum livro bom sobre jazz em português para indicar ?

Abraço

Edison Junior disse...

Já está no meu wish list da Amazon. Um dia eu crio coragem e compro.

Denise disse...

Ah se eu pudesse ...e se meu dinheiro desse.

Fico "babando" com algumas publicações,quem sabe não é...

grata pela dica