quinta-feira, julho 08, 2010

The Frames


Conheci The Frames quando morava em Dublin, eles são reverenciados pela turma com mais de 25 anos e muito, mas muito tocado nos pubs e interpretados por bandas de botecos espalhados pela Irlanda.

Provavelmente são conhecidos aqui no Brasil pelo filme Once - Apenas uma Vez, que o vocalista Glen Hansard protagonizou junto com sua parceira a tcheca Marketa Irglova, vencendo o Oscar de melhor música em 2008 com a música Falling Slowly.


A banda se originou em Dublin com Glen largando a escola aos 13 anos tocando para parentes e amigos, com 17 anos assinou um contrato com um selo Island Record, algum tempo depois assinou com uma gravadora maior e assim surgiu o The Frames.

O nome da banda se originou da infância de Glen e seus amigos, que consertavam os quadros de suas bicicletas na casa do vocalista e ela acabou sendo conhecida como Casa dos Quadros (Frames em inglês).

The Frames original conta com o guitarrista Dave Odlum, outro vocalista Noreen O'Donnell, o baixista John Carney, violinista Colm Mac Con Iomaire, e o baterista Paul Brennan, e eles fizeram sua estréia em um festival de música irlandesa em 1991 em Dublin.


Foto do Filme The Commitments onde Hansard é o da direita tocando guitarra.

Após isso, a banda deu um tempo para que Hansard pudesse estrelar um filme de Alan Parker chamado The Commitments em 1992, com a ajuda de Gil Norton que trabalhou com o The Pixies a banda The Frames provou ser muito mais que apenas uma mera promessa com o álbum Another Love Song.

Após a gravação do álbum a banda foi reformulada adiando assim uma turnê pelos EUA, o violinista Mac Con Iomaire ficou doente e o baixista Carney desistiu da banda, sendo substituído por Graham Downey.

Além disso, o outro vocalista Noreen O´Donnell saiu da banda para se dedicar a gravação de seu segundo álbum solo, e outras mudanças seriam feitas em gravações em estúdio ao longo dos anos.

A mudança de selo, transformou sua música em um gênero mais independente, mais folk gravando o álbum For the Birds em minha opinião um dos melhores da banda.

Mais tarde, alguns membros da banda foram chamados para ajudar um projeto paralelo de Glen Hansard chamado the Swell Season.

Sua discografia :
  • 1992 Another Love Song 
  • 1996 Fitzcarraldo 
  • 1999 Dance the Devil
  • 2001 For the Birds 
  • 2002 Breadcrumb Trail [live] 
  • 2003 The Roads Outgrown 
  • 2004 Set List: Live in Dublin 
  • 2005 Burn the Maps
  • 2007 The Cost


Pelo twitter de Glen Hansard há uma notícia de que ele virá ao Brasil em Agosto ou Setembro, em local ainda não definido, por isso é bom esperar contando os reais para quem sabe comemorar com ele os 20 anos de banda !!!!

Marcello Lopes



6 Musicólatras Comentaram:

Rodrigo Nogueira disse...

Sem querer puxar o saco, mas o blog tá demais!

Once é um baita filme apesar de sua simplicidade. Me identifiquei muito, ficou marcado em minha vida, já assisti umas 10x e vivo recomendando.

Abraço!

Edison Junior disse...

Legal o post. Já coloquei o filme na minha agenda. Valeu!

Rafhael Vaz disse...

Po, que bacana!!
Não conhecia a banda nem o filme. Já estou baixando ambos. =D

Marcello disse...

Oi Rodrigo, que bom que você tá gostando do blog.

Quanto ao filme,eu que morei em Dublin me emocionei demais, pelas ruas, pela música, quem não gostaria de viver um amor que estava aos poucos crescendo entre os dois personagens ?

The Frames no Brasil !!!!! Uhuuuuu

Daniel disse...

Eu não assisti o filme ainda. O som do The Frames é muito bom, já baixei um álbum p/ conferir melhor.

Excelente dica.

Abraço

Lua disse...

Reconheço a minha ignorância: conheci Glen e Frames atraves de Once, em 2008. Mas, felizmente, foi a tempo de fazer a banda figurar entre as minhas favoritas de todos os tempos. E me parte o coração pensar que perdi o Swell aqui ano passado, =´( mas ainda alimento a esperança de ver Glen e o Frames em terras tupiniquins.

Putz, devo ser mesmo muito retardatária: levei um ano pra achar esse post, pra conhecer esse blog... rs Mas o importante é que achei. Aliás, muito massa este espaço!