terça-feira, julho 06, 2010

Dave Weckl Band - "Live And Very Plugged In"



Título: "Live And Very Plugged In"
Artista: Dave Weckl Band
Ano: 2003
Gravadora: Stretch Records
Nota: 10/10

Conheci o som do baterista Dave Weckl por acaso, após ver o vídeo da música “The Chicken” no youtube, o som me chamou a atenção logo de cara, um jazz fusion de primeira qualidade, aliado a técnica precisa do baterista e sua banda. Dave é natural de Saint Louis, começou a tocar bateria aos 7 anos de idade, mudou-se para Nova York, onde alcançou uma boa reputação nos clubes e durante as turnês. Gravou e tocou com artistas de vários gêneros musicais, entre eles, George Benson, Madonna, Diana Ross, Paul Simon, além de tocar no show da brasileira Tânia Maria e vários outros. Dave Weckl atingiu seu auge, ao participar do grupo de Chick Corea, o “Chick Corea Elektric Band”, foi uma grande escola para o baterista, ele teve contato com uma variedade enorme de estilos e arranjos complexos, fez parte do “Chick Corea Akoustic Band”, que tinha um estilo mais jazzístico.

Dave Weckl tem uma carreira musical consolidada, gravou diversos álbuns, entre eles os solos “Masterplan” (1990), “Heads Up” (1992) e “Hard Wired” (1994), e com a sua banda lançou sete álbuns até o momento, fora os videos com aulas de bateria.

“Live And Very Plugged In” (2003) foi gravado em Catalina, durante uma apresentação de Dave e a sua banda, formada pelos músicos, Steve Weingart (teclado), Tom Kennedy (baixista) e Gary Meek (saxofonista), além dos convidados, Brandon Fields ( Saxofone Tenor), Gary Grant e Jerry Hey (trompete) e Bill Reichenbach Jr. (trombone). O resultado é um show impecável, para quem gosta da fusão entre o jazz/funk vai se amarrar. Dave Weckl explora ao máximo sua técnica, em músicas empolgantes e bem trabalhadas, instrumental impecável, desde os solos do baterista e dos outros músicos também, destaque em especial para o baixista Tom Kennedy que simplesmente arrebenta, principalmente nas músicas “The Chicken” e no dueto com o baterista em “Rhythm-a-Ning”. Em “Hesitation” o dueto fica entre Dave e o saxofonista Gary Meek, excelente atuação. Dave também mostra por que é um grande baterista e manda ver na música “Cultural Concurrence”, em um solo primoroso. "Tiempo De Festival", encerra o show em grande estilo, uma fusão de jazz com uns toques de música latina. As músicas em sua maioria são dos trabalhos anteriores do baterista, principalmente dos álbuns “Perpetual Motion” (2002), “The Zone” (2001) e “Transition” (2000).

“Live And Very Plugged In” é um álbum que merece ser apreciado da melhor forma possível, não somente por bateristas, mais por todos amantes da boa música.

Dave Weckl Band - "The Chicken"


Dave Weckl Band - "Tiempo de Festival"



1 Musicólatras Comentaram:

Edison Junior disse...

Legal, Daniel! Dave Weckl é sempre uma boa pedida.