domingo, julho 25, 2010

Daniel Sá

Olá Musicólatras....

Hoje vou postar sobre um guitarrista que me impressiona toda vez que escuto sua guitarra. Já tem algum tempo que conheço o trabalho de Daniel Sá, mas infelizmente esse genial guitarrista não é conhecido pelo grande publico. Espero que esse post ajude a divulgar mais o trabalho de Daniel e de seus projetos, principalmente seu trabalho ao lado de Renato Borghetti.

Daniel Sá é um músico gaúcho, que desenvolve um intenso trabalho com o acordeonista Renato Borghetti como guitarrista, arranjador e diretor musical. Também atuou ao lado de nomes como: Guinga, Osvaldinho do Acordeon, Arismar do Espírito Santo, Paulo Moura e Sivuca. Nascido em Porto Alegre, onde se formou em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Daniel manteve seus primeiros contatos com o violão aos 8 anos de idade, inspirado pelo pai que tocava e deu-lhe as primeiras lições no instrumento.

Foi convidado em 89, a integrar o grupo de Renato Borghetti, com quem já viajou por países como EUA, Áustria, Alemanha, França, Itália, Portugal, Slovenia, Argentina, Uruguai, e por todo Brasil.Participou em duo com Borghetti, do Projeto Brasil Musical onde também fez participação especial no show de Osvaldinho do Acordeon. Realizou turnê por vinte capitais do Brasil, dividindo o palco com: Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Wagner Tiso, André Geraissati, Arthur Moreira Lima e outros grandes nomes da música instrumental.

A convite de André Geraissati, idealizador do projeto Brasil Musical, gravou como solista um CD pelo selo Tom Brasil. Em novembro de 95, viajou para o Rio de Janeiro para a realização de dois shows no Centro Cultural do Banco do Brasil e da gravação ao vivo deste disco.
Recebeu o convite para integrar o grupo de músicos brasileiros patrocinados pela empresa européia THOMASTIK-INFELD (VIENNA), a maior fabricante de cordas para instrumentos musicais do mundo. Junto com Daniel, também integram este grupo, músicos brasileiros como: Toninho Horta, Paulo Belinati, Duo Fel e Armandinho, além de estrelas internacionais do jazz como George Benson.

Representou o Brasil no FESTIVAL INTERNACIONAL DE GUITARRAS “GUITARRAS DEL MUNDO”, realizado na cidade de Buenos Aires, onde participavam músicos de vários países. Um ano depois voltou á Argentina para participar do espetáculo “GUITARRAS DEL MERCOSUR”, que reuniu artistas do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Como produtor musical e arranjador iniciou seus trabalhos em 1990 no disco de Renato Borghetti. Desde então tem sido requisitado freqüentemente a trabalhar como coordenador de projetos musicais.

No ano de 2000 compôs a trilha sonora do longa metragem Harmonia do diretor gaúcho Jaime Lerner, e foi um dos 24 finalistas do Prêmio VISA de MPB Instrumental. Em Setembro de 2002 gravou o CD “Violões Brasileiros” ao lado de Guinga, Ulisses Rocha, Turíbio Santos e Yamandú Costa. Tem atuado intensamente como educador musical ministrando oficinas e workshops por todo Brasil que abrangem temas como violão erudito e popular, guitarra, jazz, aspectos técnicos do instrumento, prática de conjunto, harmonia e improvisação.

Como instrumentista, Daniel Sá possui um estilo muito pessoal de tocar que une toda a técnica e virtuosismo adquiridos no violão clássico e flamenco com a liberdade de improvisação do jazz e da música brasileira. Em 2005 publicou um método de guitarra & violão pela Editora HMP dentro da coleção “Toque de Mestre”, intitulado “Tudo Sobre Improvisação”, participou da gravação ao vivo do DVD “Renato Borghetti e Quarteto”e, neste mesmo ano, compôs a trilha sonora do filme “Porto Alegre, Meu Canto no Mundo” do diretor e produtor Cícero Aragon.

Atualmente, além de trabalhar como educador musical, e integrar o Renato Borghetti & Quarteto, Daniel desenvolve seu trabalho solo, compõe trilhas para filmes e atua como arranjador e produtor musical de artistas de variados estilos.


Video que traz o trabalho solo de Daniel Sá


Video de Daniel Sá ao lado de Renato Borghetti, esse video é realmente impressionante!

My Space: http://www.myspace.com/danielsamusicas
Fonte: www.condormusic.com.br



2 Musicólatras Comentaram:

Edison Junior disse...

Ótimo conhecer os novos bons nomes da nossa música. Muito bom o som dele. Valeu!

Marcello disse...

Não o conhecia.

Parabéns pelo post.