sábado, junho 26, 2010

Blues é jazz?

Amigo Edson, bom dia!

Quando li seu último artigo, gostei muito, pois jazz é o estilo musical que mais gosto.

Porém, não pude deixar de notar um equívoco no primeiro parágrafo e me sinto na obrigação de colaborar, e faço isso por e-mail para que você escolha o uso que dará para essa informação.

O problema é o seguinte: blues e jazz são estilos musicais distintos, assim como jazz e rock. O blues não é uma forma de jazz (nunca foi), na verdade . blues é anterior ao jazz e não o contrário.

O jazz é que tem suas origens no blues. O jazz é uma mistura de vários gêneros, inclusive o blues (além do ragtime, spirituals, work songs, etc) e ele ficou tão distinto do blues que se tornou outro estilo musical.

Concluindo, Robert Johnson, B.B. Kink e etc. não fazem jazz, (a não ser eventualmente). Eles fazem blues e blues não é uma subdivisão do jazz.

Espero ter colaborado.

Abração


Agradeço o comentário acima recebido por e-mail do musicólatra Rodrigo. Realmente me equivoquei ao dizer que o blues é uma forma de jazz, até porque surgiu antes dele. A correção será feita no tal primeiro parágrafo.

No entanto, e não vai aqui nenhuma desculpa esfarrapada minha, não pude deixar o blues de fora da nossa breve história do jazz, pois ambos os estilos se confundem ao longo do tempo. É difícil achar um jazzista que nunca tenha tocado um blues ou um blueszeiro (é assim que escreve?) que não tenha se aventurado pelo jazz. É difícil achar uma publicação sobre o assunto qua fale apenas de um estilo e não do outro. É difícil achar algum aficcionado de jazz que não goste de blues e vice-versa.

Valeu!



4 Musicólatras Comentaram:

Rafhael Vaz disse...

Hahah...Engraçado que, antes de escrever o comentário no post, fiquei um bom tempo pensando no primeiro parágrafo. Saí em pesquisa e achei que talvez estivesse se referindo ao blue note ou algum tipo de jazz blues que eu desconhecia..enfim, decidi pesquisar um pouco mais dps antes de falar sobre. Mas pelo jeito houve engano mesmo. Muito bacana sua atitude Edison, e é ainda melhor saber que há realmente um público (alem de nós da equipe) lendo com atenção o que escrevemos, apesar de não demonstrarem com comentários. Estou gostando cada vez mais deste espaço hahahah. =DD

Edison Junior disse...

Também pensei a mesma coisa com relação aos comentários. Acho que o pessoal vê o "anônimos" e pensa que não pode comentar... hehehe

Daniel disse...

Bom depois de 2 semanas longe do Musicólatras, aos poucos vou lendo todos os posts...rs.

Muito bacana sua atitude Edison. E bom saber que aos poucos o blog está crescendo e o pessoal se interessando com as informações que passamos. E concordo, o pessoal de fora, deveria comentar mais.

Abraço.

carlos disse...

adorei esse blogger, pois tinhas algumas duvidas sobre o Blues e o Jazz. Valeu mesmo =D