domingo, maio 30, 2010

Erivelto Santos

Olá Musicólatras de todas as partes!

Passei a semana fazendo pesquisas sobre musicos da nossa região (do Vale do Paraiba). Encontrei vários músicos da melhor qualidade, porém como sou guitarrista acabei me prendendo por músicos que também tocam guitarra. Para minha surpresa encontrei um virtuose, maior surpresa foi descobrir que esse incrível musico é da cidade de Taubaté. Sem mais demoras, hoje vou falar sobre Erivelto Santos como já disse um virtuose da guitarra rock. Abaixo segue uma pequena biografia desse excelente guitarrista.



Erivelto Santos

Músico de Taubaté São Paulo iniciou seus estudos de forma autodidata no início dos anos 90, posteriormente iniciou na escola “Fego Camargo” seus estudos no violão erudito.No ano de 2000 ingressou na faculdade “Santa Cecília” onde formou-se bacharel em guitarra em 2002.
Desde 1999 leciona guitarra e violão nas cidades do vale do Paraíba.
Trabalha desde 1993 com bandas e músicos da região.
Atualmente atua nas bandas I´m Sorry (disco 70) e Pink Berry´s(rock/pop) além de composições instrumentais próprias e como músico freelancer.



A seguir algumas palavras do Guitarrista Erivelto Santos

Influências:

“-Pra mim seria injusto fazer uma lista, pois são muitos músicos que me influenciam, mas só pra citar alguns Hendrix, Ritchie Blackmore, Steve Morse,Tommy Bolin, Randy Roads,Scott Henderson, Eric Johnson,Criss Oliva,Satriani, Allan Holdsworth,Steve Ray Vaughan,Gary Moore.....melhor parar porque a lista é grande.(risos)”

O Jazz

“-O jazz mudou minha maneira de tocar e enxergar a música, o raciocínio tem que ser rápido.Tento aplicar as idéias em outros estilos que toco.Assim como a música brasileira que também dá muitas opções e formas diferentes de pensar.”

O Blues

“-Falar do blues e sua influência na minha forma de tocar é fácil ,já que o blues influenciou todos os estilos praticamente.Quando o cara toca aquele solo do Iron Maiden que tanto gosta , de forma inconsciente está tocando blues.É claro que é complicado falar isso, mas de certa maneira é a forma correta de encarar já que as frases de blues estão implícitas ali.Portanto utilizamos as frases de blues com uma divisão rítmica diferente o tempo todo.É claro que não podemos nos limitar na hora de estudar,mas o entendimento do blues,suas estruturas e fraseado são fundamentais no estudo de qualquer guitarrista. ”


“-Muitos depois de um tempo acabam encarando o blues como uma música simplista, ou o rock como uma coisa banal,dando valor só para um estilo ou outro.Estes mitos precisam ser quebrados música boa é música boa não importa se é fácil ou difícil de tocar,entendo que o desafio faz parte do processo de aprendizado,mas há muito o que se extrair ainda dos bons e velhos rock e blues.Um abraço a todos!”



Contatos: www.eriveltosantos.com.br
www.myspace.com/eriveltosantos



2 Musicólatras Comentaram:

Edison Junior disse...

"música boa é música boa não importa se é fácil ou difícil de tocar"

Taí uma grande verdade!

Que bom conhecer um músico novo e tão talentoso. Ótimo post. Boa sorte a ele!

Daniel disse...

Apesar do vídeo ser pequeno, da para perceber que Erivelto manda muito bem. Valeu pela dica Teberga.

Com esse seu conhecimento de músicos da região, com certeza aquela sua ideia vai dar certo. Vamos tirar do papel...rs.

Abraço