terça-feira, abril 27, 2010

Cantoras de Jazz: Jovens e Talentosas (Pt 2)

Continuando a matéria sobre as jovens e talentosas cantoras de jazz. Hoje vou apresentar mais duas cantoras. Espero que gostem. Boa Audição.

Perdeu a primeira parte? Clique e Confira.

FREDRIKA STAHL

Nascida em Estocolmo na Suécia, a jovem de apenas 25 anos já coleciona em sua carreira dois álbuns “A Fraction of You”(2006) e “Tributaries” (2008), ambos receberam elogios da crítica especializada, afinal não é pra menos, a qualidade é evidente. Fredrika além de cantora, é compositora e também toca piano e violão. Na Europa é conhecida como uma cantora pop, porém a influência do jazz em suas músicas é clara. Entre os dois trabalhos existe uma diferença que deve ser ressaltada, o primeiro traz um jazz bem tradicional e no outro apesar de ter o jazz como principal influência, Fredrika mostra que está musicalmente mais madura e apresenta músicas com um toque a mais de pop, porém sem perder a sofisticação do seu trabalho. As músicas do segundo álbum também estão melhores, com arranjos mais bem trabalhados e prova disso é o uso da guitarra, que está bem mais audível em várias músicas. Atualmente a jovem trabalha em seu novo álbum "Sweep Me Away" com previsão de lançamento para este ano e já lançou o primeiro single "Rocket Trip To Mars". No Myspace da para ouvir alguma coisa e ter uma noção de como será esse álbum tão aguardado. Fredrika não é apenas mais um rosto bonito, é uma jovem muito talentosa e tem um caminho promissor para ser trilhado e explorado.

Fredrika Stahl "Game Over" (A Fraction of You)


Fredrika Stahl - "Irreplaceable and Monumental Mismatch" (Tributaries)


Fredrika Stahl - "Rocket Trip To Mars" (Primeiro single do álbum "Sweep Me Away")


MySpace Oficial: Fredrika Stahl

STACEY KENT

Stacey Kent é uma cantora surpreendente e que tem uma carreira consolidada no meio jazzístico. Conheci o trabalho dela por acaso enquanto navegava pelo site do TIM FESTIVAL em 2008. Seu primeiro álbum “Close Your Eyes” foi lançado em 1997. Aos 45 anos Stacey não figura entre as jovens, porém possui um grande talento. O primeiro álbum que eu ouvi foi “Breakfast on the Morning Tram” (2007), este álbum vendeu 300 mil cópias na época e também rendeu uma indicação ao Grammy. Na carreira a cantora coleciona alguns prêmios importantes, como o de melhor vocalista no British Jazz Award (2001) e BBC Jazz Award (2002) e teve participação em um álbum que recebeu o prêmio BBC Jazz Awards (2006). Atualmente a cantora tem um contrato com o selo Blue Note, um dos mais importantes do meio jazzístico.

Musicalmente a cantora mostra seu talento através da sua voz e suas interpretações, em seus álbuns ela passeia por vários estilos e sempre com muita competência. Apesar der ser norte-americana, nascida em New Jersey, Stacey tem uma ligação muito forte com a frança e isso é um fator principal em seus trabalhos. Ela é mais uma entre várias cantoras americanas que se aventurou e vem fazendo sucesso com músicas francesas ou gravadas em francês. Prova disso é o seu trabalho mais recente “Raconte-moi” (2010) , neste álbum Stacey reinterpreta canções de épocas diferentes da música francesa. Outra grande paixão da cantora é a música brasileira, em especial a bossa nova e vem se arriscando cada vez mais nisso. Em 2001 ela gravou o álbum “Brazilian Sketches”, com um repertório praticamente brasileiro, gravou também “Samba Saravah” de Baden Powell e Vinicius de Morais, só que em francês e no seu último álbum cantou “Águas de Março” só que na versão francesa de George Moustaki chamada de “Les Eaux de Mars”. Stacey diz que seu grande sonho é cantar em português e que vem estudando muito para isso. Ela também fez uma versão fantástica da música “What A Wonderful World”.

Por tudo isso Stacey Kent figura entre um grupo seleto de cantoras talentosas e alcança um reconhecimento cada vez maior. Dona de uma voz suave e delicada, a cantora a cada álbum reinventa sua música, explorando novos caminhos com muita competência e ousadia.

Stacey Kent - "Les eaux de Mars" (Raconte-moi)


Stacey Kent - "What A Wonderful World" (Breakfast On The Morning Tram)


Stacey Kent - "La Venus du Mélo" (Raconte-moi)


Site Oficial: Stacey Kent

Abraço.



4 Musicólatras Comentaram:

Marcello disse...

Parabéns pelo post.

Frederika e Stacey são cantoras de uma qualidade inquestionável.

Abraços

Rafhael Vaz disse...

Não comentei por aqui antes pq não dá não dá para ouvir música o comp. do meu trampo. Mas gostei de ambas, um pouco mais da Stacey. Procurar baixar algo.

Abraços!!

Edison Junior disse...

Eu sou fã da Frederika há algum tempo, graças ao Daniel, mas a Stacey é muito boa também.

Daniel disse...

Eu conheço pouca coisa da Stacey, por que ela já tem uma discografia bem longa (se comparada com as outras que eu postei). Mais os álbuns que ouvi, eu gostei. O que ela toca música brasileira é muito bom.

Já da Fredrika eu conheço os dois e gosto de ambos. E agora em Junho/Julho sai o novo.

Abraço
Daniel