quinta-feira, abril 08, 2010

Beethoven


O nome Beethoven evoca uma série de adjetivos, maior compositor de todos os tempos, gênio, sublime, para mim ele é excepcional, basta ouvir a Terceira Sinfonia, a Nona com sua ode à Alegria para entender todos esses adjetivos.

Beethoven está presente em nossa vida atual, seja em comerciais de tv, filmes como Laranja Mecânica ou Amada Imortal, filme sobre sua vida.


Quando o compositor ficou surdo aos 30 anos isso não o impediu de compor a Nona Sinfonia, os últimos quartetos de cordas e as sonatas para piano, transformando o mundo da música para sempre...

Com cerca de 250 obras a música instrumental domina o repertório de Beethoven, que soma cerca de 400 composições  !!! São 32 sonatas para piano, 10 sonatas para violino e piano, 5 sonatas para cello e piano, 7 trios para piano e cordas, 17 quartetos de cordas, 9 sinfonias, 5 concertos para piano e orquestra.

Vale a pena conhecê-lo !!!

Marcello Lopes



2 Musicólatras Comentaram:

Edison Junior disse...

O 4º movimento da 9ª sinfonia, que você menciona como tema de A Laranja Mecânica é realmente muito bonito. Se me lembro bem, no filme só foi colocada a parte instrumental do movimento, A parte vocal é igualmente linda, com versos extraídos da Ode à Alegria, de Schiller.

Curiosamente, o tema que eu preparei para amanhã também será a música clássica.

Daniel disse...

Sou completamente leigo quando o assunto é música clássica. Só conheço alguns nomes (como o do Beethoven) devido da sua importância.

Excelente post.

Abraço